Onze preconceitos sobre a gestão das relações com o cliente

Autores

  • Peter C. Verhoef
  • Fred Langerak

Resumo

Ritmos de compra mais elevados e custos de serviço inferiores tornam os clientes de longo prazo mais lucrativos. Por isso, as empresas passaram a focar os seus esforços de marketing na gestão das relações com os clientes (mais conhecido pelo acrónimo CRM, para «customer relationship management» na designação anglo-saxónica). No entanto, ficam muitas vezes decepcionados com o desempenho dos projectos de CRM. Estes resultados decepcionantes devem-se a preconceitos dos gestores sobre esta metodologia e sobre o próprio comportamento dos clientes. O presente artigo foca 11 desses preconceitos, para ajudar os gestores a tomarem decisões relacionadas com CRM bem avaliadas e a aumentarem a taxa de sucesso destes projectos.

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Publicado

2002-10-01

Como Citar

VERHOEF, P. C.; LANGERAK, F. Onze preconceitos sobre a gestão das relações com o cliente. Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, Rio de Janeiro, RJ, v. 1, n. 3, p. 16–23, 2002. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/rbpg/article/view/79373. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Business Strategy Review

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