Sobre a Revista

A Revista Brasileira de Transportes - RBT (ISSN 2764-3050) é uma publicação para difusão científica, vinculada ao FGV Transportes, centro de estudos e pesquisas em transportes, logística e mobilidade urbana da FGV.

A RBT está sustentada na exposição de artigos científicos, em formato eletrônico, com periodicidade semestral, em consonância com o objetivo principal do FGV Transportes de atuar como protagonista no pensamento estratégico nos setores de transportes, logística e mobilidade urbana, de forma a contribuir com o desenvolvimento nacional, auxiliar empresas públicas e privadas em suas tomadas de decisão e subsidiar os governantes na formulação de políticas públicas e planos de ação.

Dessa forma, o FGV Transportes, por intermédio da RBT, reforça o seu posicionamento nas áreas empresarial, pública, privada, e acadêmica, e pretende contribuir para a discussão crítica e o avanço dos temas técnico-científicos, permitindo a elevação dos padrões acadêmicos de valor prático.

FOCO E ESCOPO

Para publicação na RBT, serão considerados artigos inéditos, que não devem estar sob avaliação de outro periódico, mesmo que em outro idioma, com a exceção de trabalhos apresentados em anais de congressos.

Os artigos devem ser baseados em pesquisas sólidas, com metodologia e dados de qualidade, que serão revisados por pares, com rápida arbitragem. O acesso ao conteúdo da RBT é aberto, sem cobrança de qualquer valor pecuniário para submissão ou publicação.

Professores, pesquisadores e profissionais dos setores de transportes, logística e mobilidade urbana são convidados a submeterem trabalhos de natureza técnico-científica nas seguintes áreas de concentração:

  • planejamento, operação e controle dos transportes de passageiros e cargas;
  • mobilidade urbana, transporte urbano e trânsito;
  • infraestrutura de transportes;
  • eficiência energética dos transportes;
  • tecnologia da informação nos transportes;
  • inovação tecnológica nos transportes;
  • sustentabilidade socioeconômica e ambiental dos transportes;
  • viabilidade técnica, econômica e ambiental dos transportes;
  • supply chain management;
  • estocagem e armazenagem.

De forma excepcional, são aceitas submissões de artigos convidados, orientados em comentários e discussões técnico-científicos. O aceite ficará a cargo do editor ou do conselho editorial.

DOI

 
Os artigos publicados na Revista Brasileira de Transportes são identificados pelo DOI (Digital Object Identifier).