Estimativa de Curvas e Greides para o Planejamento e Análise de Segurança a Partir de Dispositivos GIS E GPS
DOI:
https://doi.org/10.12660/rbt.v1n1.2021.83088Palavras-chave:
greides, curvas, geometria viária, GPS, SIGResumo
O perfil e alinhamento horizontal da rodovia são usados pelo Highway Safety Manual para estimar o efeito de greides e curvas no número previsto de acidentes. No entanto, nem sempre o projeto da via se encontra disponível aos planejadores de transporte. Além disso, a extração de parâmetros de geometria de forma convencional pode ser inviável em projetos em larga escala. Neste contexto, este artigo propõe um algoritmo capaz de extrair dados de geometria de bancos de dados geográficos ou dispositivos de GPS para uso em análises de segurança e operação. Em especial, o componente de análise de curvas horizontais foi desenvolvido de forma a identificar transições em espiral. Um algoritmo genético foi usado para calibrar o algoritmo de identificação e caracterização de curvas, de forma que os raios, desenvolvimentos e transição espiral reflitam as características reais da via. Uma rodovia de pista simples real foi usada para testar e calibrar o algoritmo proposto. Foram comparadas as características estimadas com o projeto as-built para 26 curvas horizontais. Todas as curvas foram identificadas pelo algoritmo, e todas as transições em espiral foram corretamente classificadas. Os raios estimados foram similares aos reais, indicando que o método proposto tem o potencial de ser validado e aplicado em outros locais em análises de planejamento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O material publicado na RBT é protegido sob a licença Creative Commons (CC-BY-NC), permitindo-se copiá-lo, distribuí-lo ou reutilizá-lo na íntegra ou parcialmente, desde que o(s) autor(es) e a RBT sejam mencionados. Não é permitido o uso para fins comerciais.