Criação de valor na utilização da cabotagem no Brasil

Autores

  • PRISCILA LACZYNSKI DE SOUZA MIGUEL EAESP-FGV
  • GILBERTO GOMES DA CUNHA JÚNIOR FGV EAESP

DOI:

https://doi.org/10.12660/rbt.v1n2.2021.84624

Palavras-chave:

Cabotagem, Criação de Valor, Estudo qualitativo

Resumo

A cabotagem vem apresentando um crescimento constante em movimentação de contêineres nestes últimos anos, deixando de ser coadjuvante no setor de transporte nacional. O presente trabalho buscou identificar as vantagens, além da redução de custo de frete, que este modal proporciona aos seus usuários. Baseada em uma pesquisa qualitativa com 21 entrevistados, os resultados apontaram, como fatores que motivam a adoção deste modo de transporte, sua capacidade de transportar grandes volumes; estoque em trânsito; giro de frota dos caminhões próprios ou parceiros; capacidade de escoamento em regiões de difícil acesso via rodovia; pontualidade das entregas, possibilitando o uso do modal para realizar a entrega final com melhor assertividade e maior previsibilidade; lead time competitivo para cargas de grandes dimensões; utilização de contêineres para armazenagem ou antecipação de vendas a fim de otimizar seus espaços; possibilidade de revender o frete por um valor mais alto, sendo o frete considerado como receita, e não apenas custo.

 

Biografia do Autor

GILBERTO GOMES DA CUNHA JÚNIOR, FGV EAESP

Graduado em Comércio Exterior pela Unisinos (2011), possui mestrado em Gestão para Competitividade em Supply Chain pela EASP, Fundação Getúlio Vargas. Possui experiência de mais de 11 anos na área de navegação conteinerizada de cabotagem e longo curso, atuando diretamente na área comercial. 

Publicado

2021-12-16

Como Citar

MIGUEL, P. L. D. S., & GOMES DA CUNHA JÚNIOR, G. (2021). Criação de valor na utilização da cabotagem no Brasil. Revista Brasileira De Transportes, 1(2), 70–97. https://doi.org/10.12660/rbt.v1n2.2021.84624