UM MODELO PARA O DIMENSIONAMENTO DE FROTA DE METRÔ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12660/rbt.v2n1.2022.85618

Palavras-chave:

metrô, dimensionamento de frota, demanda de passageiros

Resumo

O investimento de capital na aquisição da frota necessária para a operação de uma linha de metrô tem impactos relevantes no custo total do sistema. Os métodos tradicionais utilizados para determinar a frota ótima envolvem tipicamente modelos estáticos que não consideram as incertezas de demanda de passageiros nem as incertezas técnicas da operação. O problema fundamental consiste em saber a quantidade específica e necessária de trens para cada circuito existente antes de um planejamento do CAPEX de material rodante. Neste artigo apresentamos um modelo dinâmico para o dimensionamento da frota de um sistema de metrô. O artigo propõe estabelecer o número de trens necessários para uma operação eficiente do sistema metroviário diante de uma flutuação da quantidade de passageiros ao longo do dia. O modelo dinâmico é projetado com base em dois tipos de análise: de acordo com o tempo do carrossel e a quantidade de trens que por sua vez depende da demanda existente de passageiros. Os resultados indicam que o modelo dinâmico oferece informações mais próximas da realidade pois considera as incertezas existentes. O modelo estático, por outro lado, considera apenas parâmetros baseados nas médias do setor, o que permite inconsistências. A abordagem exposta pode auxiliar governo ou outras autoridades envolvidas no planejamento de transporte urbano e mais especificamente sistemas de metrô a determinar valores mais precisos para o planejamento de CAPEX e o custo/benefício da aquisição de material rodante, levando em consideração a satisfação do usuário.

Publicado

2022-08-23

Como Citar

CARDOSO, S., & GONZALEZ ESPINOSA , G. (2022). UM MODELO PARA O DIMENSIONAMENTO DE FROTA DE METRÔ. Revista Brasileira De Transportes, 2(1), 122–157. https://doi.org/10.12660/rbt.v2n1.2022.85618