Restaurantes de comida rápida, os fast-foods, em praças de alimentação de shopping centers: transformações no comer

Autores

  • Janine Helfst Leicht Collaço

Palavras-chave:

Antropologia do alimento, Cidade, Consumo, Fast-food

Resumo

A crescente aquisição do hábito de 'comer fora' no cotidiano dos moradores dos centros urbanos, sobretudo nas últimas décadas, tem produzido modificações nas formas como o ato de alimentar-se e o alimento são representados, em termos dos valores sociais a eles associados. Distinções do tipo 'comer fora' e 'comer em casa', 'comida' e 'refeição', 'restaurantes tradicionais' e 'fast-foods', enfim, estas e outras categorias nativas expressam importantes transformações nas representações produzidas pelas pessoas sobre a relação entre alimento e indivíduo, alimento e espaço, alimento e tempo, apenas para citarmos as mais evidentes. Este trabalho objetiva interpretar algumas dessas transformações, tendo como recorte empírico três praças de alimentação localizadas em shopping-centers da cidade de São Paulo. A partir da dinâmica social notada entre os consumidores de fast-foods desses espaços, pretende-se analisar as formas como as escolhas pessoais associadas ao ato de comer (expressas em termos de o que, onde, quando, como e com quem comer) referendam tendências mais gerais de uma sociabilidade urbana em constante transformação.

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Publicado

2004-06-01

Edição

Seção

Artigos