Debates sobre educação feminina no século XIX: Nísia Floresta e Maria Amália Vaz de Carvalho

Autores

  • Emery Marques Gusmão UNESP

Palavras-chave:

gênero, cidadania, educação feminina, história da leitura

Resumo

O presente artigo problematiza a estrutura discursiva de duas obras que consideramos vozes femininas na defesa da educação e do trabalho para mulheres com alguma repercussão no Brasil no século XIX: Opúsculo humanitário (1853), da brasileira Nísia Floresta (1809 ou 1810-1885) e Mulheres e crianças (1880), da portuguesa Maria Amália Vaz de Carvalho (1847-1921). Procuramos identificar a quem se dirigiam os textos e como justificavam a autoria e a erudição femininas em um momento em que a tradicional interdição da palavra pública e da imprensa às mulheres começava a ser questionada.

Biografia do Autor

Emery Marques Gusmão, UNESP

PROFESSORA NO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO E SUPERVISÃO ESCOLAR NA UNESP - CAMPUS DE MARÍLIA

Downloads

Publicado

2012-04-03