Do branco ao negro, da elite ao popular

cultura visual, fotografia e futebol no início do século XX

Autores

  • Diana Mendes Machado da Silva Centro de Referência do Futebol Brasileiro do Museu do Futebol – São Paulo (SP), Brasil.

Palavras-chave:

Cultura visual, fotografia, futebol, visibilidade, população negra

Resumo

Que tipo de informação os retratos dos clubes Andarahy, Carioca e Mangueira podem oferecer sobre a cultura visual do Rio de Janeiro no início do século XX e sobre a transição do futebol amador ao profissional? Em contraste com imagens da aristocrática equipe do Fluminense Football Club, os retratos dos jogadores negros desses clubes populares revelam disputas por visibilidade no campo esportivo e no espaço urbano já a partir do fim da década de 1910. Revelam ainda o papel do mercado fotográfico na coprodução de signos capazes de compor uma nova visualidade para a população negra. Nessa medida, as transformações socioculturais desse período foram mais significativas do que se costuma reconhecer ao representarem o protagonismo da população negra nas negociações sobre a visibilidade social na capital do país.

Biografia do Autor

Diana Mendes Machado da Silva, Centro de Referência do Futebol Brasileiro do Museu do Futebol – São Paulo (SP), Brasil.

Graduação, mestrado e doutorado em História pela Universidade de São Paulo. Possui formação complementar pela Universidade de Paris X e EHESS- Paris. É autora de livros e materiais didáticos em História, Educação, Cidadania e Direitos Humanos.

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Publicado

2021-01-26

Edição

Seção

Artigos