Direito ou privilégio?

Desigualdades digitais, pandemia e os desafios de uma escola pública

Autores

  • Renata Mourão Macedo Universidade de São Paulo – São Paulo (SP), Brasil

Palavras-chave:

Educação; Ensino Remoto; Pandemia; Desigualdades Digitais

Resumo

O artigo discute alguns dos impactos na educação durante a pandemia de COVID-19 no Brasil em 2020, focalizando a questão do acesso às atividades online por estudantes do ensino básico. O texto está dividido em duas partes: na primeira, debate-se a transferência do ensino presencial para o ensino remoto, tendo como eixo desigualdades digitais, privilégios sociais e direito à educação; na segunda, é analisado o caso da Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, em São Paulo (SP), com base
nas experiências e nos desafios enfrentados na transferência para o ensino remoto. O artigo aponta para a insuficiência de políticas públicas educacionais no período, que não garantiram a conectividade e o direito à educação no país em meio à crise.

Biografia do Autor

Renata Mourão Macedo, Universidade de São Paulo – São Paulo (SP), Brasil

Renata Mourão Macedo é antropóloga e pós-doutoranda na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo com bolsa Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Processo nº 19/25903-0), processo vinculado ao projeto temático Saberes e Práticas em fronteiras: por uma história transnacional da educação (1810-...) (Processo nº 18/26699-4)

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Publicado

2021-05-20