As vozes da memória empresarial

a experiência do Grupo Globo

Autores

  • Silvia Fiuza Grupo Globo
  • Ana Paula Goulart Ribeiro Escola de Comunicação da UFRJ-ECO

Palavras-chave:

memória; história; história oral; memória empresarial; Grupo Globo; comunicação

Resumo

O artigo propõe discutir a experiência de história oral realizada no âmbito das áreas de memória das empresas brasileiras, em especial no Grupo Globo. Nesse contexto, a história oral é um rico meio que permite, através dos elementos subjetivos da memória individual, produzir inteligibilidade sobre processos institucionais e sociais mais amplos. Destacamos três aspectos essenciais: a seletividade e o enquadramento da memória; a existência de unidades narrativas que sintetizam experiências e ajudam a compreender os acontecimentos; e a sinergia entre produções audiovisuais e narrativas de história oral.

 

 

 

 

Biografia do Autor

Silvia Fiuza, Grupo Globo

Sílvia Regina de Almeida Fiuza. Graduada em História pela PUC-RJ, mestre em Antropologia Social pelo Museu Nacional-UFRJ e doutora em História da Cultura pela PUC-RJ.  Em 1999 criou o projeto Memória das Organizações Globo, voltado para a história do Grupo, coordenando pesquisas documentais e um programa de história oral. Em 2004 também assumiu a direção do Acervo Roberto Marinho, voltado para a história dos fundadores e para o seu legado. Desde 2016, dirige o Acervo Roberto Marinho e a Memória do Grupo Globo. Coordenou publicações, sites, exposições e documentários ligados à história do Grupo. É presidente da Associação Brasileira de Memória Empresarial (ABME).

 

Ana Paula Goulart Ribeiro, Escola de Comunicação da UFRJ-ECO

Ana Paula Goulart Ribeiro. É professora da Escola de Comunicação e do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura da UFRJ. Doutora e mestre em Comunicação pela UFRJ, com pós-doutorado em História Contemporânea pela Universidade de Grenoble, é bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq. É autora dos livros Imprensa e História no Rio de Janeiro dos anos 1950 e Televisão e Memória. Organizou em coautoria diversas coletâneas, como Mídia e Memória e História da Televisão no Brasil. Desde 2000, é consultora do Grupo Globo na área de memória.

Downloads

Publicado

2021-09-23

Edição

Seção

Artigos