História Oral e Patrimônio Cultural

Projeto Memória Oral do Iphan entre práticas e desafios

Autores

  • Flávia Klausing Gervásio Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan
  • Hilario Figueiredo Pereira Filho Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan
  • Joseane Paiva Macedo Brandão Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan

Palavras-chave:

Projeto, Iphan, Memória, Entrevistas, História Oral

Resumo

O artigo aborda a trajetória do Projeto Memória Oral do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em três momentos diferentes: a fase preliminar das primeiras entrevistas realizadas na década de 1980; o segundo período, entre 2007 e 2020, quando houve a incorporação da metodologia de história oral no âmbito de um projeto de pesquisa formalmente estruturado; e o atual contexto, marcado substancialmente pela pandemia da Covid-19, trazendo novas questões teórico-metodológicas de como desenvolver o projeto de forma propositiva em um cenário de adversidades.

Biografia do Autor

Flávia Klausing Gervásio, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan

Graduada em História pela Universidade Federal de Minas Gerais - Modalidade Bacharelado - com ênfase em História da Arte e Estética (2005), Especialista em Gestão e Políticas Culturais pelo Itaú Cultural/Universitat de Girona (2018), Mestre em História Social da Cultura pela UFMG (2008) e Doutora em Museologia e Patrimônio, pela UNIRIO (2016). Trabalha na Superintendência do Iphan em Sergipe desde janeiro de 2014. Tem experiência na área de História atuando principalmente nos seguintes temas: História da Arte, História Social da cultura, Patrimônio Cultural e Museologia.

http://lattes.cnpq.br/5891764622406693

Hilario Figueiredo Pereira Filho, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan

Doutor em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), com ênfase na área de patrimônio cultural. Mestre em História Social da Cultura pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduação em História pela UFMG. Desde maio de 2011 é professor do Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Historiador do Iphan, onde ingressou através de concurso público em agosto de 2006, ocupando as seguintes lotações: Superintendência do Iphan em Sergipe (agosto/2006 a abril/2008); Arquivo Central do Iphan - Seção Rio de Janeiro (maio/2008 a dezembro/2014); e Centro Lucio Costa: Escola do Patrimônio - PEP (agosto/2018 aos dias atuais). As áreas de atuação estão relacionadas às políticas públicas de acesso e preservação dos acervos documentais; campo do patrimônio no âmbito internacional; e debates em torno da memória e de instrumentos preservacionistas.

http://lattes.cnpq.br/2600752192074090

Joseane Paiva Macedo Brandão, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan

É docente do Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Possui graduação e mestrado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999 e 2003). É doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Sergipe com realização de doutorado sanduíche no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (Portugal). Tem experiência na área de Sociologia e Antropologia, com ênfase em Sociologia da Cultura; Sociologia das Cidades; Patrimônio Cultural; Memória Social; Identidade Cultural; Comunidades e Conhecimentos Tradicionais associados ao Patrimônio Genético e à Biodiversidade; Turismo, Patrimônio, Diversidade Cultural e Sustentabilidade

http://lattes.cnpq.br/7249815421214020

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Publicado

2021-09-23

Edição

Seção

Artigos