“Só a cirurgia plástica pode ‘consertar’ o seu nariz”

racismo e eugenia na coluna Elegância e Beleza de O Cruzeiro na década de 1940

Autores

  • Julio Cesar Sanches Universidade Federal do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
  • Igor Sacramento Universidade Federal do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro (RJ), Brasil; Fundação Oswaldo Cruz – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

Palavras-chave:

Cirurgia plástica, Beleza, Racismo, Biopolítica, O Cruzeiro

Resumo

O texto produz uma arqueologia do fenômeno das cirurgias plásticas a partir das recomendações de beleza na coluna Elegância e Beleza, da revista O Cruzeiro, na década de 1940. Levando em consideração os vestígios deixados no periódico, identificamos a existência do discurso de aprimoramento racial defendido pelo movimento eugenista brasileiro. Apontamos as formas de propagação da ideologia de dominação racial branca nos enunciados de beleza, destacando o caráter sutil das propostas de ocultamento das fisionomias negras e indígenas no início do século XX. Acreditamos que Elegância e Beleza incentivou a adoção de ideais estéticos compatíveis com a biopolítica do racismo.

Biografia do Autor

Julio Cesar Sanches, Universidade Federal do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

Doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisador do Núcleo de Estudos em Comunicação, História e Saúde (Nechs), grupo de pesquisa vinculado ao Laboratório de Pesquisa em Comunicação e Saúde do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (LACES/Icict/Fiocruz).

Igor Sacramento, Universidade Federal do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro (RJ), Brasil; Fundação Oswaldo Cruz – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

Doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Coordenador e professor do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS/Fiocruz) e professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura (PPGCOM/UFRJ). É coordenador do Núcleo de Estudos em Comunicação, História e Saúde (Nechs), grupo de pesquisa vinculado ao Laboratório de Pesquisa em Comunicação e Saúde do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Laces/Icict/Fiocruz). Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq.

Downloads

Publicado

2023-01-31