Do Arquivo à montagem

uma análise da produção e usos de imagens públicas e domésticas dos anos da ditadura militar no Brasil

Autores

  • Patricia Machado Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Resumo

Este artigo reflete sobre as relações entre a iniciativa de constituir um arquivo pessoal com imagens e
documentos públicos e privados, as possibilidades de remontar esse material e as maneiras de enfrentar as
políticas de silenciamento do período pós-Ditadura Militar brasileira a partir do cinema documentário. Nesse processo, cartas e imagens domésticas são usadas como fontes para narrativas femininas historicamente invisibilizadas. Propomos analisar o contexto de produção, usos e sentidos que ganham imagens públicas e domésticas em Fico te devendo uma carta sobre o Brasil, discorrendo sobre a história dessas imagens de arquivo, analisando como elas ganham o espaço público e de que forma contribuem para a constituição de uma memória coletiva. Outro interesse é compreender um movimento contrário: como e quando imagens públicas ganham um caráter memorialístico, familiar e afetivo.

Biografia do Autor

Patricia Machado, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Professora do Programa de Pós-Graduação e da Graduação em Comunicação da Pontifícia Universidade
Católica do Rio De Janeiro (PUCRio)

Downloads

Publicado

2023-05-19