Direitos Humanos e Responsabilidade empresarial

avanços no debate

Autores

  • Carla Luciana Silva Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Marechal Cândido Rondon (PR), Brasil

Palavras-chave:

Direitos Humanos e empresas; responsabilidade empresarial; justiça de transição e empresas

Resumo

O objetivo deste texto é contribuir para uma síntese do tema dos direitos humanos no âmbito das relações
capitalistas de produção, conhecido como “responsabilidade empresarial”, que implica graves violações de direitos humanos, sobretudo na ditadura. A pesquisa parte de trabalho empírico, mas propõe aqui uma síntese bibliográfica, articulando literatura e mesclando textos da história e do direito, tanto bibliográficos como documentos de entidades que fazem esse debate. Defendemos que a história da ditadura será modificada a partir do resultado das pesquisas recentes realizadas no âmbito do projeto
Responsabilidade de empresas por violações de direitos durante a ditadura, coordenada pelo Centro de Antropologia e Arqueologia Forense da Universidade Federal de São Paulo (CAAF/Unifesp). A violação de direitos humanos se dá de modo cruzado:
deslocamentos forçados, racismo, sexismo, ataque aos direitos trabalhistas, cessação do direito de mobilidade, trabalho similar à escravidão e acompanhamento sistemático por sistemas de repressão são algumas das violações diagnosticadas no conjunto das pesquisas. Buscamos trazer alguns dos instrumentos de intervenção política disponíveis para esse debate.

Biografia do Autor

Carla Luciana Silva, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Marechal Cândido Rondon (PR), Brasil

Professora Associada da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) – Marechal Cândido Rondon, PR.

Downloads

Publicado

2024-06-28 — Atualizado em 2024-07-04

Versões