O Centro de Informações do Exterior e o controle ideológico do cinema durante a Ditadura de 1964

Autores

  • Tânia Aparecida de Souza Vicente Doutoranda do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil na Fundação Getúlio Vargas – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

Palavras-chave:

Ditadura militar de 1964, Cinema brasileiro, Cinema e ditadura, Comunidade de informação, vigilância sobre o cinema, Glauber Rocha

Resumo

Este artigo trata do Centro de Informações Exteriores (Ciex, 1966-1985) subordinado ao Ministério das Relações Exteriores durante os anos da Ditadura Militar de 1964, analisando os documentos produzidos por ele como integrante da comunidade de informações no que diz respeito à vigilância ao cinema brasileiro. Tratamos ainda da vigilância ao cineasta Glauber Rocha, como exemplo da produção de dados e do controle ideológico pela comunidade de informações durante seu autoexílio por seis anos pela Europa.

Biografia do Autor

Tânia Aparecida de Souza Vicente, Doutoranda do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil na Fundação Getúlio Vargas – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

Pesquisadora do Instituto Joaquim Herrera Flores de Direitos Humanos.

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Publicado

2024-06-13 — Atualizado em 2024-07-04

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