A redenção cósmica do mestiço: inversão semântica do conceito de raça na Raza cósmica de José Vasconcelos

Autores

  • João Gabriel da Silva Ascenso Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHIS/UFRJ)

Palavras-chave:

raça cósmica, mestiçagem, México, América Latina, José Vasconcelos.

Resumo

Partindo da constatação de que, no início do século XX, operou-se uma modificação na forma de se conceber a mestiçagem no México, o presente artigo pretende investigar como essa modificação se relacionou ao conceito de raça. Analisa-se especificamente o ensaio La raza cósmica (1925), de José Vasconcelos, que defende que na América Latina se formaria uma nova raça, em um processo de mestiçagem sobretudo espiritual. Através de uma inversão semântica no conceito de raça, o autor apresenta uma nova proposta de identidade latino-americana, com o fim político de legitimar as nações do continente e de se opor ao imperialismo estadunidense.

Biografia do Autor

João Gabriel da Silva Ascenso, Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHIS/UFRJ)

Formado em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é atualmente mestrando no Programa de Pós-Graduação em História Social (PPGHIS) da mesma instituição (onde é bolsista pelo CNPq) e editor executivo da Revista de la Asociación Latinoamericana de Archivos. Desenvolve pesquisa a respeito da história do conceito de "raça" e do discurso racial na América Latina, no início do século XX.

 

Downloads

Publicado

2013-02-21