A inteligência emocional e o desempenho dos colaboradores: Estudo empírico numa instituição financeira

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Pedro Fontes Falcão
Miguel Pina e Cunha
José Dias Curto
Francisco Oliveira

Resumo

A literatura sobre inteligência emocional mostra que este tipo de inteligência tem uma relação positiva e direta com o desempenho dos gestores. Com o objetivo de contribuir para esta linha de investigação, procedeu-se a um estudo envolvendo 149 gestores comerciais de empresas numa grande instituição financeira portuguesa. A análise empírica baseou-se num questionário de autorrelato da inteligência emocional e de quatro elementos de avaliação de desempenho dos gestores. Para o efeito, estimou-se um modelo de regressão linear múltipla, que aponta para uma relação direta entre o nível de inteligência emocional e o desempenho comercial dos gestores da instituição, sendo as variáveis preditoras que predizem mais o desempenho comercial Perceber as Emoções e Gerir as Emoções dos Outros. No âmbito académico, o estudo empírico contribui para a atual literatura. No âmbito da gestão, é um contributo para os processos de recrutamento e de formação de gestores.

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Como Citar
FALCÃO, P. F.; CUNHA, M. P. e; CURTO, J. D.; OLIVEIRA, F. A inteligência emocional e o desempenho dos colaboradores: Estudo empírico numa instituição financeira. Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa, Rio de Janeiro, v. 17, n. 3, p. 18–34, 2018. DOI: 10.12660/rgplp.v17n3.2018.78385. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/rgplp/article/view/78385. Acesso em: 1 maio. 2024.
Seção
Estudos