Antecedentes do perfil do empreendedor brasileiro de pequenas e médias empresas de aglomerados industriais: estudo do fator autoconfiança

Conteúdo do artigo principal

Yahilina Silveira Pérez
Ricardo Silveira Martins

Resumo

Estudos contemporâneos tratam de identificar o comportamento e a formação do perfil empreendedor como promotor de diversos processos econômicos, sociais e culturais. Embora a autoconfiança do empreendedor seja, sem dúvida, uma das características distintivas deste perfil, é, porém, pouco discutida na literatura sobre o tema. Neste sentido, a pesquisa investiga os elementos da variável autoconfiança e sua influência sobre outras variáveis do perfil empreendedor (inovação, gestão de riscos, tomada de decisões, criação de empresas). A metodologia é desenvolvida a partir de um questionário estruturado que incluiu perguntas, para respostas com escala ordinal, aplicado a empresários do setor moveleiro de Ubá no estado de Minas Gerais, Brasil. Os resultados mostraram que a autoconfiança associa-se mais a falar de oportunidades e não de problemas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
SILVEIRA PÉREZ, Y.; MARTINS, R. S. Antecedentes do perfil do empreendedor brasileiro de pequenas e médias empresas de aglomerados industriais: estudo do fator autoconfiança. Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa, Rio de Janeiro, v. 16, n. 1, p. 22–43, 2017. DOI: 10.12660/rgplp.v16n1.2017.78393. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/rgplp/article/view/78393. Acesso em: 28 maio. 2024.
Seção
Artigos