O mapa global de gestão

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Renato Lopes da Costa
Nelson dos Santos António

Resumo

A globalização dos mercados empresariais obriga a repensar as teorias de gestão existentes, exigindo-se mais do que nunca um mapa global mental aberto à diversidade cultural. Estudar os modelos de gestão e a sua interação nos domínios da cultura organizacional e as consequentes implicações na eficácia das organizações, é hoje mais do que nunca algo pertinente. É indispensável acompanhar os novos desenvolvimentos relacionados com os fenómenos de aprendizagem, de competência e, fundamentalmente, de conhecimento, não só prático e técnico, mas marcadamente diversificado sobre todas as outras culturas e mercados que nos constituem. Este artigo tem um caráter teórico e tem como objetivo expor uma linha de reflexão assente na forma cultural de fazer gestão e pensar a estratégia, a partir do estudo do modelo híbrido da Bundesland e do modelo social escandinavo.

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Como Citar
COSTA, R. L. da; ANTÓNIO, N. dos S. O mapa global de gestão. Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa, Rio de Janeiro, v. 16, n. 1, p. 65–81, 2017. DOI: 10.12660/rgplp.v16n1.2017.78395. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/rgplp/article/view/78395. Acesso em: 22 jul. 2024.
Seção
Artigos