Gestão do trabalho: desenho organizacional, processo estratégico e tipos de trabalho

Conteúdo do artigo principal

Rosalia Aldraci Barbosa Lavarda
Carlos Eduardo Facin Lavarda

Resumo

O objetivo deste estudo é verificar, dentro da gestão do trabalho, como os componentes do desenho e processo estratégico organizacionais se relacionam com os tipos de trabalho desempenhados pela organização. Foi realizada uma pesquisa qualitativa com estudo de caso. As técnicas de coleta de dados foram entrevistas semiestruturadas, análise de documentos e observação direta. A análise de dados baseou-se em pattern-matching e narrativa. Os resultados apontam que, mesmo que as características de cada tipo de trabalho estejam presentes nos casos analisados, há indícios de que novas variáveis precisam ser pesquisadas para explicar a variação dos níveis de racionalidade e a participação no processo estratégico para configurar as diferentes formas de gestão do trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
Lavarda, R. A. B., & Lavarda, C. E. F. (2016). Gestão do trabalho: desenho organizacional, processo estratégico e tipos de trabalho. Cadernos EBAPE.BR, 14(2), 293 a 309. Recuperado de https://periodicos.fgv.br/cadernosebape/article/view/18595
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Rosalia Aldraci Barbosa Lavarda, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do Departamento de Ciências da Administração, CAD, da Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, atuando no Curso de Graduação e Pós Graduação em Administração (CPGA)

Carlos Eduardo Facin Lavarda, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Professor do Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis Universidade Regional de Blumenau (FURB) Doutor em Contabilidade pela Universidade de Valência (UV)