Para além dos paradigmas nos Estudos Organizacionais: o Círculo das Matrizes Epistêmicas

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Ana Paula Paes de Paula

Resumo

Neste artigo, apresento um esboço de proposição para orientar os estudos organizacionais: o Círculo das Matrizes Epistêmicas. Inspirados por Thomas Kuhn e apoiando-se na tese da incomensurabilidade dos paradigmas, Gibson Burrell e Gareth Morgan elaboraram o diagrama dos paradigmas sociológicos, mas sua inserção na academia vem estimulando uma guerra paradigmática. O Círculo das Matrizes Epistêmicas também proporciona um esquema para orientação dos estudos organizacionais, mas baseia-se em Habermas e defende a tese da incompletude cognitiva, sugerindo que o conhecimento sociológico e organizacional se desenvolve de acordo com a tese das reconstruções epistêmicas. Para realizar essas proposições e elaborações, apresento o debate sobre a guerra paradigmática na literatura e questiono a adequação dos paradigmas sociológicos de Gibson Burrell e Gareth Morgan para os estudos organizacionais, problematizando a influência que eles sofreram dos paradigmas e da lógica kuhniana. Nas seções seguintes, há uma exposição da proposição alternativa – o Círculo das Matrizes Epistêmicas – e, também, a defesa da tese da incompletude cognitiva e das reconstruções epistêmicas, a fim de trazer uma nova teoria do desenvolvimento do conhecimento para a área. Finalizando, apresento as conclusões e reflexões para futuras pesquisas.

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Detalhes do artigo

Como Citar
de Paula, A. P. P. (2016). Para além dos paradigmas nos Estudos Organizacionais: o Círculo das Matrizes Epistêmicas. Cadernos EBAPE.BR, 14(1), 24 a 46. Recuperado de https://periodicos.fgv.br/cadernosebape/article/view/31419
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Ana Paula Paes de Paula, Professora Titular da FACE-UFMG

Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (1994), Mestre em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1998), Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e Pós-Doutora em Administração pela Fundação Getúlio Vargas - SP (2005). Realizou formação teórica em psicanálise no Círculo Psicanalítico de Minas Gerais (CPMG) (2009-2014). Atualmente é professora titular e pesquisadora da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, além de professora residente do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT-UFMG). Trabalha principalmente com os seguintes temas: estudos organizacionais, teoria crítica, psicanálise, gestão pública, autogestão, economia solidária, participação social, ensino e pesquisa em administração.