Uma abordagem realista para o pensamento e a ação na estratégia

Conteúdo do artigo principal

Edson Antunes Quaresma Júnior

Resumo

Vindo de uma cisão entre pensamento e ação, a corrente da estratégia como prática tenta conectar dimensões micro/macro e vincular estrutura e agência. Devido a essa questão, argumenta-se que a corrente pode receber contribuições do realismo crítico. Assim, o objetivo deste ensaio teórico é estabelecer uma relação entre o pensamento e as ações no campo da estratégia, por meio do realismo crítico. Analisando as razões para separação de escolas, o primeiro resultado deste estudo foi a elucidação do uso de estratégias discursivas no campo, claras pelas priorizações de momentos para a utilização dos conceitos de pensamento e ação por cada escola. Além disso, foi proposto um modelo solenoide, de conexões cíclicas entre a prática, praticante e práxis. No entanto, além da proposta, o campo de estratégia pode avançar com uma visão detalhada das estruturas/práticas e agência/práxis, como o modelo tem no centro o praticante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
Quaresma Júnior, E. A. (2016). Uma abordagem realista para o pensamento e a ação na estratégia. Cadernos EBAPE.BR, 14(1), 182 a 206. Recuperado de https://periodicos.fgv.br/cadernosebape/article/view/31549
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Edson Antunes Quaresma Júnior, UFMG

Doutorando em Administração pela UFMG, mestre em Educação Cultura e Organizações Sociais pela FUNEDI/UEMG, especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Santo Agostinho e possui graduação em Administração pela Universidade Estadual de Montes Claros (2005). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais.