Desafiando a interdisciplinaridade na ciência administrativa: o caso da entropia

Conteúdo do artigo principal

Uajará Pessoa Araújo
Paulo Fernandes Sanches Júnior
Almiralva Ferraz Gomes

Resumo

O estímulo da ciência e da educação aos esforços interdisciplinares remonta a décadas. Parece que o movimento ganhou impulso e, nessa dinâmica, é cada vez mais provável ser exposto a um discurso que apresenta as vantagens da interdisciplinaridade e é omisso quanto aos seus riscos. Colocar a interdisciplinaridade em teste foi uma das motivações deste ensaio qualitativo e descritivo, que lidou com dados empíricos de natureza bibliográfica e documental, complementados por entrevistas. O objetivo estratégico foi investigar a compreensão na ciência administrativa da grandeza entropia, presente na Teoria Geral dos Sistemas (TGS), que é tida como proposição interdisciplinar de impacto atual, sessenta anos depois de sua apresentação. Concluiu-se que a Administração tem problemas ao trabalhar com essa grandeza, pois, enquanto o conhecimento gerado pela aplicação instrumental da interpretação estatística da entropia percebeu-se sólido, as interpretações de caráter termodinâmico da entropia são passíveis de contestação, que foram ignoradas ao longo do período, com implicações negativas e substanciais, uma vez que a entropia não explica a desordem organizacional, como foi incorporado pela Administração. Isso, ainda que não provado, deve estar ligado à inabilidade de lidar com conceitos e leis fundamentais importados de outras disciplinas, o que, extrapolando, deve ser suficiente para relativizar a combinação de saberes entre campos de conhecimento: há riscos da interdisciplinaridade produzir e reproduzir erros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
Araújo, U. P., Sanches Júnior, P. F., & Gomes, A. F. (2015). Desafiando a interdisciplinaridade na ciência administrativa: o caso da entropia. Cadernos EBAPE.BR, 13(4), 664 a 686. Recuperado de https://periodicos.fgv.br/cadernosebape/article/view/31772
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Uajará Pessoa Araújo, Centro Federal de Educação Tecnológica

Professor do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas do CEFET/MG

Paulo Fernandes Sanches Júnior, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Professor do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas do CEFET/MG

Almiralva Ferraz Gomes, Universidade Estadual Sudoeste da Bahia

Professora do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas da UESB