Contradições na avaliação de desempenho dos servidores técnico-administrativos em educação na universidade pública

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Juliana de Fátima Pinto
Ricardo Roberto Behr

Resumo

O objetivo deste estudo foi compreender, a partir do entendimento dos servidores técnico-administrativos em educação e das chefias imediatas, como ocorre a avaliação de desempenho na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). A análise afastou-se da teoria hegemônica, permitindo uma reflexão crítica sobre como as técnicas de gestão vem sendo implementadas na administração pública. Este artigo pode ser caracterizado como uma pesquisa de abordagem qualitativa, sendo o objeto de estudo relacionado ao campo de conhecimento da administração pública. Os dados empíricos foram produzidos por meio de entrevistas semiestruturadas. Foram entrevistados 28 técnico-administrativos em educação e 11 chefias imediatas, selecionados conforme o critério da bola de neve. Utilizou-se a análise de conteúdo para o tratamento das entrevistas. Os técnico-administrativos em educação destacaram a insatisfação com a avaliação de desempenho, a importância da avaliação, o receio em avaliar a chefia imediata, a subjetividade existente na avaliação e o uso da avaliação como sistema de progressão. Para as chefias imediatas, a avaliação de desempenho é uma condição para melhoria no serviço público, existe uma dificuldade ao avaliar, há necessidade de mudanças na avaliação e, assim como os técnico-administrativos em educação, elas visualizam a avaliação como um sistema de progressão. Há insatisfação quanto à maneira como a avaliação é utilizada na universidade. Pode-se concluir que a avaliação de desempenho é um modelo importado de forma acrítica da iniciativa privada e que não resulta em melhorias efetivas no serviço público, levando ao aumento da individualidade em detrimento da coletividade.

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Detalhes do artigo

Como Citar
Pinto, J. de F., & Behr, R. R. (2015). Contradições na avaliação de desempenho dos servidores técnico-administrativos em educação na universidade pública. Cadernos EBAPE.BR, 13(4), 795 a 820. Recuperado de https://periodicos.fgv.br/cadernosebape/article/view/32365
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Juliana de Fátima Pinto, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo (2013), especialista em Gestão Empresarial pela Faculdades Integradas Espírito-Santenses (2011), graduada em Secretariado Executivo Trilingue pela Universidade Federal de Viçosa (2007). É secretária executiva na Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente cursa doutorado em Administração na Universidade Federal de Minas Gerais.

Ricardo Roberto Behr, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui pós-doutorado em administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (CEPEAD/UFMG), doutorado em engenharia de produção e especialização em administração pública pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestrado em estratégia e organização e bacharelado em administração pública e de empresas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). É professor associado da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES no programa de pós-graduação em administração - PPGADM e no curso de graduação em administração.