Artigos como avaliação discente em disciplinas de pósgraduação: instrumento educativo ou subsistema de linha de montagem?

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Marcelo de Souza Bispo
Francisco José da Costa

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir a forma de avaliar discentes em disciplinas de programas de pós-graduação em administração stricto sensu. O texto procura evidenciar o risco de mau uso do processo de avaliação, por parte de alguns docentes, como um “subsistema de linha de montagem de artigos” que atende a interesses produtivistas, os quais se sobrepõem à missão de educar mestres e doutores de alto nível. Além da crítica, também busca apresentar algumas possibilidades de avaliação, bem como propor um debate sobre as melhores alternativas de um processo educativo na pós-graduação stricto sensu.

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Como Citar
Bispo, M. de S., & Costa, F. J. da. (2016). Artigos como avaliação discente em disciplinas de pósgraduação: instrumento educativo ou subsistema de linha de montagem?. Cadernos EBAPE.BR, 14(4), 1001–1010. Recuperado de https://periodicos.fgv.br/cadernosebape/article/view/41927
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Marcelo de Souza Bispo, Universidade Federal da Paraíba Departamento de Administração Programa de Pós-Graduação em Administração Núcleo de Estudos em Aprendizagem e Conhecimento

Pós-doutorado em teoria social pela Universidade de Kentucky (EUA), doutor em administração de empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professor do Departamento de Administração e dos Programas de Pós-graduação em Administração (PPGA) e de Gestão Pública e Cooperação Internacional (PGPCI) da Universidade Federal da Paraíba.

Francisco José da Costa, Universidade federal da Paraíba Departamento de Administração Programa de Pós-Graduação em Administração

Doutor em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (EAESP/FGV), professor do Departamento de Administração e dos Programas de Pós-Graduação em Administração (PPGA) e Gestão Pública e Cooperação Internacional (PGPCI) da Universidade Federal da Paraíba.