O consumo na vida de adolescentes de diferentes condições socioeconômicas: uma reflexão para o marketing no Brasil

Conteúdo do artigo principal

Altamir da Silva Souza
Cassiano Paes da Silva

Resumo

O sistema capitalista cresce a partir do excesso de produção e consumo. Os riscos dessa concepção são visíveis para o futuro do planeta. Esse sistema valoriza a imagem, os símbolos, a moda, a hiper-realidade e o valor de troca. O marketing exerce papel preponderante nesse contexto, mediante estratégias que elevam as expectativas de consumo de diferentes segmentos da sociedade, como é o caso dos adolescentes com e sem poder aquisitivo. Entendendo a relevância da realização de estudos críticos no contexto brasileiro, analisamos o comportamento desses atores diante de tais aspectos e refletimos a respeito da contribuição de estratégias que incentivam o consumo. Nesse sentido, realizamos um estudo qualitativo, utilizando múltiplas técnicas de investigação, com a participação de 15 adolescentes. As informações obtidas revelam o interesse e a vulnerabilidade dos adolescentes no que diz respeito às estratégias de marketing dos produtos que costumam ou desejam consumir. Tais constatações abrem caminho para uma ampla discussão em torno do tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
Souza, A. da S., & Silva, C. P. da. (2006). O consumo na vida de adolescentes de diferentes condições socioeconômicas: uma reflexão para o marketing no Brasil. Cadernos EBAPE.BR, 4(1), 1 a 18. Recuperado de https://periodicos.fgv.br/cadernosebape/article/view/4958
Seção
Artigos