Pragmatismo e os pragmáticos nos estudos organizacionais
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Resumo
O objetivo central deste ensaio teórico é avaliar as contribuições do pragmatismo nos Estudos Organizacionais e, os específicos, avaliar se as contribuições teóricas de Charles Peirce e John Dewey possibilitam afirmar o pragmatismo como senso comum, ciência ou teoria do conhecimento; analisar as contribuições - possibilidades e limites - do pragmatismo como conhecimento científico; compreender os percursos do pragmatismo nos Estudos Organizacionais. Chega-se à conclusão de que ser pragmático é diferente de conceber estudos articulados no campo epistemológico do pragmatismo. O sujeito pragmático vê na sua utilidade e na necessidade de ação, o ponto de tensão que coloca em dúvida a veracidade dos pressupostos do pragmatismo como ciência. O que ocorre nos Estudos Organizacionais éa conversão do pragmatismo como conhecimento científico em subordinação irracional à utilidade e à ação prática, sobretudo, no campo da economia, da política, da ciência, da cultura, da educação, e assim por diante.
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Como Citar
Meneghetti, F. K. (2007). Pragmatismo e os pragmáticos nos estudos organizacionais. Cadernos EBAPE.BR, 5(1), 1 a 13. Recuperado de https://periodicos.fgv.br/cadernosebape/article/view/5006
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Artigos
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