Entre a dissertação acadêmica e o trabalho técnico: esboçando um modelo para estudos profissionais em administração
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo fala da justificação e de elementos básicos de um método para trabalhos de conclusão de cursos de pós-graduação profissionais em administração – mas não limitado à circunstância “curso”. O gênero seria qualitativamente diferente tanto do formato dissertação acadêmica quando dos trabalhos monográficos de natureza técnica, ambos, mencionados na Portaria no 80/98 (BRASIL, 1999). Nesse contexto, chamá-lo-emos aqui: “estudos monográficos profissionais”, ou simplesmente “estudos profissionais”, sem pretender nem inovar na expressão nem falar de algo ainda não praticado. Busca-se apoio na lingüística e na filosofia da linguagem, ambas, de base pragmática. O ponto de partida é o de que estamos diante de um gênero específico de discurso, definido pelo contexto pragmático da interação simbólica com auditórios profissionais interessados em orientar-se estrategicamente e decidir-se em situações específicas. Isso define um jogo de linguagem típico, não-coloquial e com alto nível de justificação para aquelas intenções, o que lhe daria qualidade científica. Após uma esquematização da base teórica, o conceito de estudos profissionais em administração é posto e distinguido de outros gêneros discursivos próximos e em uso. Alguns pontos cruciais de seu método são levantados, a partir da experiência do autor. O ensaio se conclui por questões no horizonte teórico e institucional da proposta.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
Mattos, P. L. C. L. de. (2007). Entre a dissertação acadêmica e o trabalho técnico: esboçando um modelo para estudos profissionais em administração. Cadernos EBAPE.BR, 5(Especial), 1 a 15. Recuperado de https://periodicos.fgv.br/cadernosebape/article/view/5426
Seção
Artigos
Cadernos EBAPE.BR compromete-se a contribuir com a proteção dos direitos intelectuais do autor. Nesse sentido:
- Adota a licença Creative Commoms BY (CC-BY) em todos os textos que publica, exceto quando houver indicação de específicos detentores dos direitos autorais e patrimoniais;
- Adota software de verificação de similaridade de conteúdo - plagiarismo (Crossref Similarity Check);
- Adota ações de combate ao plagio e má conduta ética, alinhada às diretrizes do Committee on Publication Ethics (COPE).
Mais detalhes do Código de Ética adotado pelo Cadernos EBAPE.BR podem ser visualizados em Normas Éticas e Código de Conduta.