Valorização do tema “Responsabilidade Social” em Instituições de Ensino Superior? Análise de cursos de Administração no estado do Rio de Janeiro

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Luiz Antonio Jucá Serao
http://orcid.org/0000-0003-4437-6889
Fátima Bayma de Oliveira
Mirian Albert Pires
Anderson de Souza Sant’Anna

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar o nível de valorização do tema "responsabilidade social" em cursos de Administração de instituições de ensino superior do estado do Rio de Janeiro, por meio da percepção de coordenadores de cursos, alunos e de entidades estudantis que promovem práticas sociais. Em termos metodológicos, a pesquisa possui natureza qualitativa e resulta da realização de 14 (quatorze) entrevistas em profundidade com coordenadores, diretores, professores e alunos representantes das entidades estudantis sociais. Complementarmente, foram aplicados 15 (quinze) questionários a alunos que atuaram nas entidades sociais investigadas. Os resultados empíricos revelam que ainda há um árduo caminho para que tal temática seja efetivamente inserida na grade curricular obrigatória dos cursos de Administração investigados. Na maioria dos casos, as disciplinas que tratam sobre responsabilidade social são optativas (IES privadas) ou inexistentes (IES públicas). Apesar disso, percebe-se um crescimento no número de estudantes que atuam em Entidades Estudantis no apoio a práticas sociais, que consiste em uma forma de os alunos terem experiência prática com o tema. Esse percentual ainda é baixo, considerando o contingente total de alunos matriculados nos cursos de Administração. Os achados revelam, ainda, que as principais causas desse baixo envolvimento dos estudantes em entidades sociais estão associadas à baixa valorização das entidades sociais pelas instituições de ensino superior, bem como a questões burocráticas.

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Como Citar
Serao, L. A. J., Oliveira, F. B. de, Pires, M. A., & Sant’Anna, A. de S. (2017). Valorização do tema “Responsabilidade Social” em Instituições de Ensino Superior? Análise de cursos de Administração no estado do Rio de Janeiro. Cadernos EBAPE.BR, 15(Especial), 462–481. Recuperado de https://periodicos.fgv.br/cadernosebape/article/view/60284
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Luiz Antonio Jucá Serao, Fundação Getulio Vargas

Bacharel em Administração pela EBAPE/FGV. Cursando MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela FGV e em Gestão da Qualidade em Serviços pela FCAP/UPE com previsão de formatura em 2018. Participou recentemente da Oficina de Teatro: Desenvolvendo Softs Skills no segundo semestre de 2015 pela EBAPE/FGV. Participou da disciplina de mestrado em administração pública "Law, Instituituions and Development" pelo MAP/FGV, dentre outras em 2013. Fluente na língua espanhola com diploma D.E.L.E. (Diploma de español como lengua extranjera) Nível: B2.

Fátima Bayma de Oliveira, Fundação Getulio Vargas

Doutora em Educação pela UFRJ. Mestre em Administração Pública pela University of Connecticut (EUA). Bacharel em Administração Pública pela EBAP/FGV. Professora Titular da FGV nos cursos de Mestrado e Doutorado em Administração da EBAPE/FGV. Desenvolveu vários cursos de pós-graduação na FGV e vários Seminários nas áreas Saúde e Previdência Social e Educação à Distância. Desenvolveu e coordenou o Programa de MBA de Gestão de Negócios e Tecnologia da Informação da FGV. Foi Secretária-Executiva do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador CODEFAT e Diretora de Emprego e Salário do Ministério do Trabalho e Emprego. Ensino e pesquisas nas áreas de administração e educação para organizações públicas. Autora de vários artigos e livros nas áreas de Educação e Gestão de Saúde.

Anderson de Souza Sant’Anna, Professor da Fundação Dom Cabral - Doutor em Administração e Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela UFMG

Fundação Dom Cabral

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