Aspectos críticos do teletrabalho em uma companhia multinacional

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Igor Leal Aderaldo
Carlos Victor Leal Aderaldo
Afonso Carneiro Lima

Resumo

Em meio às transformações no mundo dos negócios, as empresas são constantemente forçadas a se adaptar, revisando suas políticas, seus processos e suas práticas e rotinas de trabalho. Dentre as diversas práticas de trabalho, o teletrabalho é um tema polêmico em administração e merecedor de estudos mais aprofundados. Baseando-se nessa premissa, propõe-se a seguinte pergunta de pesquisa: "Quais são os elementos críticos para a sustentabilidade de um programa de teletrabalho no contexto de uma empresa multinacional?". Assim, o objetivo deste artigo é descrever e caracterizar as visões de teletrabalhadores em relação ao teletrabalho enquanto prática de recursos humanos (RH), suas vantagens e desvantagens, assim como o desafio de torná-lo uma prática estrategicamente orientada. Realizou-se estudo em um programa de teletrabalho para estagiários de uma empresa multinacional. Os dados foram coletados por meio de entrevistas em profundidade com 12 estagiários e examinados por meio de análise de conteúdo no programa de computador NVivo 9 – que forneceu 7 categorias acerca das percepções dos participantes do programa de teletrabalho. Dentre as vantagens identificadas estão a relação positiva entre teletrabalho e atividades acadêmicas, a flexibilidade proporcionada, assim como o amadurecimento profissional como resultado do estabelecimento autônomo de metas individuais de trabalho; por outro lado, a sobrecarga de horas de trabalho, a dificuldade de desvincular a vida pessoal do trabalho e os problemas com a visibilidade foram apontados como as principais dificuldades dessa modalidade de trabalho.

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Como Citar
Aderaldo, I. L., Aderaldo, C. V. L., & Lima, A. C. (2017). Aspectos críticos do teletrabalho em uma companhia multinacional. Cadernos EBAPE.BR, 15(Especial), 511–533. Recuperado de https://periodicos.fgv.br/cadernosebape/article/view/60287
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Igor Leal Aderaldo, Universidade de Fortaleza

Mestre em Administração de empresas pela Universidade de Fortaleza - Unifor (2016), Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Ceará - UFC, (2013) e Executivo de vendas da Kimberly-Clark.

Carlos Victor Leal Aderaldo, Universidade de Fortaleza

Mestre em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (Unifor) com dupla titulação obtida na Hochschule de Deggendorf na Alemanha (2013). Possui MBA em Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) (2011) e é graduado em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (2009). Docente da Unifor no curso de graduação em psicologia e nos cursos de pós-graduação e exerce atividade de consultor organizacional na área de Gestão de Pessoas.

Afonso Carneiro Lima, Universidade de Fortaleza

Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Fortaleza

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