Ética profissional e estudantes de contabilidade: análise das variáveis intervenientes

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Alexandre André Feil
Liciane Diehl
Rogério José Schuck

Resumo

Este estudo objetiva avaliar e compreender a percepção de estudantes de contabilidade sobre ética profissional, considerando as variáveis intervenientes vinculadas aos fatores individuais. O método utilizado classifica-se como quantitativo, exploratório e survey, com aplicação de questionário fechado por meio de critério transversal. A unidade amostral representa 455 estudantes de uma instituição de Ensino Superior (IES) do Sul do Brasil. Os dados foram analisados com auxílio dos testes não paramétricos Spearman, Kruskal-Wallis e post-hoc Dunn-Bonferroni. Os resultados apontam que os fatores individuais, que diferem em relação à existência de atitudes mais éticas, significativas, são dos estudantes do sexo feminino, com idade até 25 anos, não religiosos, que atuam na área financeira/contábil, com maturidade acadêmica e educação ética. Além disso, a disciplina Ética e Legislação Profissional no curso de contabilidade teve impacto essencial na conduta ética dos futuros profissionais. Portanto, os fatores individuais, analisados neste estudo, e a educação ética influenciam significativamente nas atitudes éticas dos estudantes de contabilidade. Entretanto, essa afirmação trata apenas da unidade de análise deste estudo, pois a comparação de resultados da literatura indica resultados múltiplos em outras regiões.

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Como Citar
Feil, A. A., Diehl, L., & Schuck, R. J. (2017). Ética profissional e estudantes de contabilidade: análise das variáveis intervenientes. Cadernos EBAPE.BR, 15(2), 256–273. Recuperado de https://periodicos.fgv.br/cadernosebape/article/view/60994
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Alexandre André Feil, Universidade Feevale e Centro Universitário UNIVATES

Doutor em qualidade ambiental pela Universidade Feevale e Docente do Centro de Gestão Organizacional do Centro Universitário UNIVATES.

Liciane Diehl, Centro Universitário UNIVATES.

Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2002), pós-graduação em Gestão Estratégica de Pessoas pelo Centro Universitário UNIVATES (2007), mestrado em Psicologia Social pela PUCRS (Grupo de Psicologia da Saúde Ocupacional) e está cursando doutorado em Psicologia Clínica, Linha de Pesquisa em Processos Saúde-Doença em Contextos Institucionais.

Rogério José Schuck, Centro Universitário UNIVATES

Doutor em Filosofia pela PUCRS. Professor Titular na UNIVATES, PPGECE e PPGENSINO.