El consumo de la tecnología como eje estructurante de la identidad: un debate teórico-metodológico basado en la Semiótica Francesa

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Vitor Moura Lima
Luís Alexandre Grubits de Paula Pessôa

Resumen

Al adoptar la perspectiva de la teoría de la cultura del consumo (Consumer Culture Theory – CCT) como base para la discusión, este ensayo teórico tiene como objetivo presentar la semiótica discursiva de línea francesa como una alternativa teórico-metodológica para el estudio del papel del consumo de tecnología en el proceso de construcción identitaria del consumidor. La propuesta se basa, sobre todo, en las ideologías tecnológicas de Kozinets (2008) como posibles estructurantes semánticos, y en la utilización del recorrido generativo de la significación (GREIMAS y COURTÉS, 2013) para analizar los discursos de los sujetos consumidores de tecnología.

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Cómo citar
Lima, V. M., & Pessôa, L. A. G. de P. (2018). El consumo de la tecnología como eje estructurante de la identidad: un debate teórico-metodológico basado en la Semiótica Francesa. Cadernos EBAPE.BR, 16(4), 679–691. Recuperado a partir de https://periodicos.fgv.br/cadernosebape/article/view/68617
Sección
Artículos
Biografía del autor/a

Vitor Moura Lima, Pontifícia Universidade Católica - PUC Rio

Doutorando em Administração de Empresas pelo IAG/PUC-Rio, Mestre em Administração de Empresas pela FGV/EBAPE, MBA em Marketing pela FGV e graduado em Publicidade com extensão em Branding pela ESPM. Atualmente, é coordenador-adjunto do MBA e Post-MBA em Marketing Digital e coordenador acadêmico do programa Analista de Mídias Digitais da FGV. É também professor de graduação, pós-graduação e MBA na ESPM e IBMEC. Como executivo, é sócio-diretor da Branded, onde desenvolve projetos de marketing digital para grandes marcas como Coca-Cola, L'Oréal, Petrobras, GSK, S2 Holding, Turma da Mônica e Globo. Frequentemente, é citado e colabora com grandes veículos de mídia de massa, como O Globo e BBC Brasil, e outros especializados, como Mundo do Marketing, em matérias e artigos sobre marketing e marketing digital. Citado pela revista americana Social Media Marketing Magazine como um dos TOP 100 professores de marketing no Twitter.

Luís Alexandre Grubits de Paula Pessôa, Pontifícia Universidade Católica - PUC Rio

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 1993); Mestre em Administração de Empresas, com ênfase em Marketing, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, 1996) e Doutor em Letras, na área de estudos linguísticos, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM-SP, 2010), tendo realizado estágio doutoral no Institut d?Études Politiques de Paris (Sciences Po, 2009/2010). Professor Adjunto do Departamento de Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IAG/PUC-Rio), onde leciona desde 1996. Professor dos Programas de Pós-Graduação e de Graduação em Administração. Coordenador Acadêmico do MBA em Marketing da PUC-Rio. Pesquisador das áreas de marketing, consumo & cultura, comunicação e comportamento do consumidor, com interesse na aplicação do aparelho teórico-metodológico da Linguística e da Semiótica na abordagem dos fenômenos relacionados a esses campos. Possui experiência de 14 anos como executivo de empresas brasileiras de grande porte, em cargos gerenciais da área de marketing, comunicação (publicidade) e negócios.

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