Contribuição de um periódico para o avanço científico acadêmico na Amazônia: visão e perspectivas dos editores da Revista de Administração e Negócios na Amazônia
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo relata a experiência dos editores de uma revista de Administração e Negócios na Amazônia, considerando a contribuição desse periódico para o avanço científico acadêmico com foco no desenvolvimento sustentável. O objeto do estudo é a Revista de Administração e Negócios na Amazônia (Rara). A Rara foi criada por pesquisadores do Centro de Estudo Interdisciplinar em Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Cedsa), cujo grupo de pesquisa é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Rondônia (PPGA/Unir). O estudo tem abordagem qualitativa, de natureza exploratória, com o objetivo de descrever a trajetória da revista. Os procedimentos foram orientados a relatar a experiência de seus editores. Utilizou-se como base de dados o site da própria revista. Os dados transformados em informações serviram de base para analisar a contribuição do periódico para o avanço científico acadêmico na Amazônia. Descrevem-se as estratégias de criação, editoração, penetração no âmbito acadêmico e avanço da Rara, pontuando a visão e as perspectivas de seus editores. Avaliamos que a iniciativa é pertinente e vem contribuindo com o desenvolvimento da Amazônia, no entanto, ainda se ressente de maior participação na produção científica de autores residentes nos estados da região Norte, bem como do baixo nível de qualidade nos trabalhos submetidos. Concluímos que o esforço de editoração para manter um periódico quadrimestral retrata a satisfação dos editores em contribuir com a disseminação do conhecimento e oferecer aos pesquisadores e acadêmicos da Amazônia e da comunidade científica como um todo um veículo para compartilhar suas reflexões e resultados de pesquisa sobre a Região.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Cadernos EBAPE.BR compromete-se a contribuir com a proteção dos direitos intelectuais do autor. Nesse sentido:
- Adota a licença Creative Commoms BY (CC-BY) em todos os textos que publica, exceto quando houver indicação de específicos detentores dos direitos autorais e patrimoniais;
- Adota software de verificação de similaridade de conteúdo - plagiarismo (Crossref Similarity Check);
- Adota ações de combate ao plagio e má conduta ética, alinhada às diretrizes do Committee on Publication Ethics (COPE).
Mais detalhes do Código de Ética adotado pelo Cadernos EBAPE.BR podem ser visualizados em Normas Éticas e Código de Conduta.