Para além do management: o processo de managing em uma Escola Pública de Ensino Fundamental no Brasil

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Lucas Poubel
Gelson Silva Junquilho

Resumo

Este artigo objetiva compreender a gestão em uma escola pública de ensino fundamental como um processo relacional e emergente, para além do management. A gestão das escolas públicas brasileiras é um fenômeno com características peculiares, dado que envolve múltiplos atores da comunidade escolar. Assim, práticas cotidianas, conflitos, incertezas, negociações e interesses diversos surgem constantemente no dia a dia escolar. Diante disso, é fundamental estudar a gestão escolar sob uma ótica que considere a gestão não como algo estático e dado a priori, como na ideia do management, mas enquanto um constante processo dinâmico de managing, no qual a gestão é (re)construída a partir das contínuas interações entre as pessoas e as situações vivenciadas por elas no cotidiano organizacional. Nesse sentido, para a coleta de dados, este estudo utilizou a técnica shadowing, que consiste no acompanhamento cotidiano de um ator organizacional durante determinado período de tempo, nas suas ocupações diárias, e documentos da escola estudada. As observações sistemáticas ocorreram de fevereiro a maio de 2015, complementadas por visitas mais esporádicas ao campo de junho a setembro do mesmo ano. Os dados foram analisados via análise de conteúdo. Os resultados obtidos apontam para uma gestão escolar como um constante processo de vir a ser, situado, transitório e produto dos constantes diálogos, interações e vivência de emergências e momentos críticos no cotidiano escolar.

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Como Citar
Poubel, L., & Junquilho, G. S. (2019). Para além do management: o processo de managing em uma Escola Pública de Ensino Fundamental no Brasil. Cadernos EBAPE.BR, 17(3), 539–551. Recuperado de https://periodicos.fgv.br/cadernosebape/article/view/73528
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Gelson Silva Junquilho, Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Coordenador do Núcleo de Estudos sobre Práticas em Organizações – Nepro/Ufes.

Mestre em Administração pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (EAESP-FGV) e Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Coordenador do Núcleo de Estudos sobre Práticas em Organizações – Nepro/Ufes.

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