Ciência, tecnologia e sociedade pelo olhar da Tecnologia Social: um estudo a partir da Teoria Crítica da Tecnologia

Conteúdo do artigo principal

Carlos Cesar Garcia Freitas
Andrea Paula Segatto

Resumo

A tecnologia está inserida de tal forma na vida da sociedade, moldando estilos de vida, que já não é possível tratá-la como um fenômeno isolado da dinâmica social, cerceado por um debate reducionista de cunho técnico científico. Portanto seu planejamento e controle são uma questão política, reivindicada pelo movimento da Ciência, Tecnologia e Sociedade em prol de um envolvimento mais democrático nas decisões que envolvem o contexto científico tecnológico. A finalidade, neste artigo, é discutir a relação entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e a proposta da Tecnologia Social (TS), utilizando como base teórica a Teoria Crítica da Tecnologia. Para tanto, são apresentados os resultados obtidos com a realização de uma pesquisa descritiva bibliográfica cuja análise é orientada pela descrição dos elementos constituintes da TS e sua implicação à proposta da CTS, no sentido de confirmar sua aderência a esta. Como principais resultados, a TS apresenta grande potencial à CTS e tem em sua proposta crítica os seguintes elementos diferenciais: emancipação do indivíduo, processo de construção social, valorização da aprendizagem, respeito à cultura local, demandas sociais como origem e propósito, apropriação da tecnologia, sustentabilidade, democratização do conhecimento, transformação social e multiplicidade de soluções.

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Detalhes do artigo

Como Citar
Freitas, C. C. G., & Segatto, A. P. (2014). Ciência, tecnologia e sociedade pelo olhar da Tecnologia Social: um estudo a partir da Teoria Crítica da Tecnologia. Cadernos EBAPE.BR, 12(2), 302 a 320. Recuperado de https://periodicos.fgv.br/cadernosebape/article/view/7420
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Carlos Cesar Garcia Freitas, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE

Graduado, mestre e doutor em Administração. É professor adjunto do curso de administração da Universidade Estadual do Centro-Oeste, campus Irati.

Andrea Paula Segatto, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Graduada em administração e ciências econômicas, mestre e doutora em Administração. É professora adjunto do curso de administração da Universidade Federal do Paraná