Duas décadas de premiação, quantas de inovação? O papel da difusão no Prêmio Enap

Conteúdo do artigo principal

Elisângela Dourado Arisawa
Marina Figueiredo Moreira

Resumo

Este estudo mapeia dimensões e variáveis explicativas da difusão da inovação em serviços públicos e testa sua aplicação ao caso do Prêmio Enap. Por meio de revisão de literatura, compõe-se um modelo teórico conceitual explicativo da difusão da inovação aplicável a serviços públicos para posterior teste empírico. Esse modelo tem 10 variáveis, distribuídas em 2 dimensões: 1) Características da organização – composta por a) sobra organizacional, b) flexibilidade e descentralização, c) alinhamento entre alta administração, gerências e líderes, d) comunicação inter e intraorganizacional, e) capacidade de assumir riscos e f) aprendizagem/conhecimento organizacional; e 2) Características da inovação – composta por a) adaptação/reinvenção, b) complexidade, c) vantagem relativa e d) compatibilidade. Testa-se a manifestação das dimensões e suas variáveis na percepção de 5 membros da avaliação externa do Prêmio Enap, aqui denominados especialistas. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com esses especialistas e seus relatos, junto a documentos associados ao Prêmio Enap, foram submetidos a análise de conteúdo com categorias definidas a priori. Os resultados apontam que as 10 variáveis das 2 dimensões foram reconhecidas e tipificadas pelos especialistas, confirmando a aplicabilidade das dimensões teóricas ao objeto dos serviços públicos. No entanto, algumas das variáveis, a exemplo da “capacidade de assumir riscos”, têm manifestação diversa da apresentada na teoria original.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
Arisawa, E. D., & Moreira, M. F. (2019). Duas décadas de premiação, quantas de inovação? O papel da difusão no Prêmio Enap. Cadernos EBAPE.BR, 17(4), 988–1001. Recuperado de https://periodicos.fgv.br/cadernosebape/article/view/74414
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Elisângela Dourado Arisawa, Analista no INEP.

Analista no INEP. Mestranda no Mestrado Profissional em Administração Pública do Programa de Pós-Graduação em Administração – PPGA/UnB. Campus Universitário Darcy Ribeiro, Prédio da FACE, secretaria do PPGA. Brasília, DF. CEP: 70910-900.

Marina Figueiredo Moreira, Programa de Pós-Graduação da Universidade de Brasília - PPGA/UnB

Pós-doutorado em Business pela University of Nottingham (UK). PHD em Sciences de Gestion pela Université Aix-Marseille (França). Doutora em Administração pelo PPGA/UnB. Coordenadora do Mestrado Profissional em Administração Pública - MPA/UnB. Professora Adjunta do Departamento de Administração da UnB. Membro da RESER - European Association for Research on Services. Fundadora e membro do Conselho da REDLAS - Rede Latino-americana e Caribenha de Pesquisadores em Serviços. Membro do grupo de pesquisa Projectum - Estudos Avançados para Metodologias em Gestão. Co-líder do LinSe - Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Inovação e Serviços na Universidade de Brasília. Tem pesquisas relacionadas a Inovação, Inovação em Serviços, Inovação em Serviços Públicos, Inovação em Software, Políticas Públicas para Inovação, Compras Governamentais para a Inovação.