Avaliação do impacto das universidades em suas comunidades
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo explora a questão do impacto das universidades sobre as comunidades nas quais estão instaladas. A partir de uma pesquisa bibliográfica, foram identificados e sistematizados três tipos de impacto: socioeconômico; científico-tecnológico e na cultura e imagem da região. Esses três tipos de impacto foram integrados em um modelo conceitual que poderá ser utilizado como base para um modelo prático voltado para avaliar o impacto de uma universidade sobre a região na qual se encontra. Além deles, o artigo também sugere passos para a implantação do modelo de avaliação de impacto. O texto contribui para o avanço dos estudos sobre o papel das universidades e pode ser útil para os gestores universitários na organização de projetos de avaliação de impacto.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Cadernos EBAPE.BR compromete-se a contribuir com a proteção dos direitos intelectuais do autor. Nesse sentido:
- Adota a licença Creative Commoms BY (CC-BY) em todos os textos que publica, exceto quando houver indicação de específicos detentores dos direitos autorais e patrimoniais;
- Adota software de verificação de similaridade de conteúdo - plagiarismo (Crossref Similarity Check);
- Adota ações de combate ao plagio e má conduta ética, alinhada às diretrizes do Committee on Publication Ethics (COPE).
Mais detalhes do Código de Ética adotado pelo Cadernos EBAPE.BR podem ser visualizados em Normas Éticas e Código de Conduta.
Referências
Alshuwaikhat, H. M., & Abubakar, I. (2008). An integrated approach to achieving campus sustainability: assessment of the current campus environmental management practices. Journal of cleaner production, 16(16), 1777-1785.
Alves, J., Carvalho, L., Carvalho, R., Correia, F., Cunha, J. ... Nicolau, A. (2015). The impact of polytechnic institutes on the local economy. Tertiary Education and Management, 21(2), 81-98.
Anderson, T. R., Daim, T. U., & Lavoie, F. F. (2007). Measuring the efficiency of university technology transfer. Technovation, 27(5), 306-318.
Arbo, P., & Benneworth, P. (2007). Understanding the regional contribution of higher education institutions: A literature review. Recuperado de http://dx.doi.org/10.1787/161208155312
Audy, J. (2017). A inovação, o desenvolvimento e o papel da Universidade. Estudos avançados, 31(90), 75-87.
Balbachevsky, E., & Kohtamäki, V. (2019). Autonomia e Governança Universitária: uma Abordagem Comparativa USP (Brasil) e UTA (Finlândia). In J. Marcovitch (Org.), Repensar a Universidade: Impactos para a Sociedade. São Paulo, SP: Com-Arte; Fapesp.
Barata, R. (2019). Mudanças necessárias na avaliação da pós-graduação brasileira. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, 23, e180635. Recuperado de ttps://doi.org/10.1590/interface.180635
Bramwell, A., & Wolfe, D. A. (2008). Universities and regional economic development: The entrepreneurial University of Waterloo. Research policy, 37(8), 1175-1187.
Barnes, T., Pashby, I., & Gibbons, A. (2002). Effective university– industry interaction: A multi-case evaluation of collaborative R&D projects. European Management Journal, 20(3), 272-285.
Bush, V. (1945). Science, the Endless Frontier: A Report to the President. Washington, DC: U.S. Recuperado de https://archive.org/stream/ scienceendlessfr00unit/scienceendlessfr00unit_djvu.txt
Cowan, R., & Zinovyeva, N. (2013). University effects on regional innovation. Research Policy, 42(3), 788-800.
Cox, S., & Taylor, J. (2006). The impact of a business school on regional economic development: a case study. Local Economy, 21(2), 117-135.
Crossan, M. M., Lane, H. W., & White, R. E. (1999). An organizational learning framework: From intuition to institution. Academy of management review, 24(3), 522-537.
Curi, C., Daraio, C., & Llerena, P. (2012). University technology transfer: how (in) efficient are French universities?. Cambridge Journal of Economics, 36(3), 629-654.
Doin, T., & Rosa, A. R. (2019). Interação Universidade-Empresa- Governo: o caso do Programa de Cooperação Educacional para Transferência de Conhecimento Brasil-Cingapura. Cadernos EBAPE.BR, 17(4), 940-958.
Drucker, J., & Goldstein, H. (2007). Assessing the regional economic development impacts of universities: A review of current approaches. International regional science review, 30(1), 20-46.
Erkut, E. (2002). Measuring Canadian business school research output and impact. Canadian Journal of Administrative Sciences/ Revue Canadienne des Sciences de l’Administration, 19(2), 97-123.
Etzkowitz, H., & Leydesdorff, L. (2000). The dynamics of innovation: from National Systems and “Mode 2” to a Triple Helix of university– industry–government relations. Research policy, 29(2), 109-123.
European Foundation for Management Development. (2015). BSIS Process Guideline. Recuperado de http://www.efmdglobal.org/images/ download/BSIS/BSIS%20Process%20Guidelines-141204-PRINT.pdf
Fernandes, A. C., Souza, B. C., Silva, A. S., Suzigan, W., Chaves, C. V. ... Albuquerque, E. (2010). Academy—industry links in Brazil: evidence about channels and benefits for firms and researchers. Science and Public Policy, 37(7), 485-498.
Fisher, D., Atkinson-Grosjean, J., & House, D. (2001). Changes in academy/industry/state relations in Canada: The creation and development of the networks of centres of excellence. Minerva, 39(3), 299-325.
Gerolamo, M. C., Carpinetti, L. C. R., Fleschutz, T., & Seliger, G. (2008). Clusters e redes de cooperação de pequenas e médias empresas: observatório europeu, caso alemão e contribuições ao caso brasileiro. Gestão & Produção, 15(2), 351-365.
Gheno, E. M., Guaragna, R. M., Mata, L. F. S., Duarte, L. F., Souza, D. O. ... Calabró, L. (2019). Sistema de avaliação da CAPES: indicadores e procedimentos de monitoramento e avaliação de desempenho. Em Questão, 25(3), 184-213.
Gibbons, M., Limoges, C., & Scott, P. (2011). Revisiting Mode 2 at Noors Slott. Prometheus, 29(4), 361-372.
Goldstein, H., & Drucker, J. (2006). The economic development impacts of universities on regions: Do size and distance matter?. Economic development quarterly, 20(1), 22-43.
Gomes, M. A. S., & Pereira, F. E. C. (2015). Hélice Tríplice: Um ensaio teórico sobre a relação Universidade-Empresa-Governo em busca da inovação. International Journal of Knowledge Engineering and Management (IJKEM), 4(8), 136-155.
Guerrero, M., Cunningham, J. A., & Urbano, D. (2015). Economic impact of entrepreneurial universities’ activities: An exploratory study of the United Kingdom. Research Policy, 44(3), 748-764.
Guetzkow, J. (2002). How the arts impact communities: an introduction to the literature on arts impact studies (Working Paper Series, 20). Princeton, NJ: Centre for Arts and Cultural Policy Studies.
Hubbard, P. (2008). Regulating the social impacts of studentification: a Loughborough case study. Environment and Planning A, 40(2), 323-341.
Huggins, R., & Johnston, A. (2009). The economic and innovation contribution of universities: a regional perspective. Environment and Planning C: Government and Policy, 27(6), 1088-1106.
Huggins, R., Johnston, A., & Steffenson, R. (2008). Universities, knowledge networks and regional policy. Cambridge Journal of Regions, Economy and Society, 1(2), 321-340.508-509
Ipiranga, A. S. R., Freitas, A. A. F. D., & Paiva, T. A. (2010). O empreendedorismo acadêmico no contexto da interação universidade-empresa-governo. Cadernos EBAPE.BR, 8(4), 676-693.
Jain, S., & Pant, P. (2010). Environmental management systems for educational institutions. International Journal of Sustainability in Higher Education 11(3), 236-249.
Johansen, T., & Arano, K. (2016). The long-run economic impact of an institution of higher education: Estimating the human capital contribution. Economic Development Quarterly, 30(3), 203-214.
Johnson, W. H. (2008). Roles, resources and benefits of intermediate organizations supporting triple helix collaborative R&D: The case of Precarn. Technovation, 28(8), 495-505.
Kantor, S., & Whalley, A. (2014). Knowledge spillovers from research universities: evidence from endowment value shocks. Review of Economics and Statistics, 96(1), 171-188.
Kureski, R., & Rolim, C. (2009). Impacto econômico de curto prazo das universidades federais na economia brasileira. Revista Paranaense de Desenvolvimento, 117, 29-51.
Lazzeroni, M., & Piccaluga, A. (2015). Beyond ‘town and gown’: the role of the university in small and medium-sized cities. Industry and Higher Education, 29(1), 11-23.
Lendel, I. (2010). The impact of research universities on regional economies: The concept of university products. Economic Development Quarterly, 24(3), 210-230.
Leten, B., Landoni, P., & Van Looy, B. (2014). Science or graduates: How do firms benefit from the proximity of universities?. Research Policy, 43(8), 1398-1412.
Leydesdorff, L., & Meyer, M. (2003). The Triple Helix of university-industry-government relations. Scientometrics, 58(2), 191-203.
Mainardes, E. W., Alves, H., & Raposo, M. (2010). An exploratory research on the stakeholders of a university. Journal of Management and Strategy, 1(1), 76.
Marcovitch, J. (2019). A Universidade em 2022. Estudos Avançados, 33(95), 7-18.
Marcovitch, J., & AXEL-BERG, J. (2019). Consenso para a Excelência Acadêmica. In: Marcovitch, J. (Org). Repensar a Universidade: Impactos para a Sociedade. São Paulo, SP: Com-Arte; Fapesp.
Martin, B. R. (2012). Are universities and university research under threat? Towards an evolutionary model of university speciation. Cambridge journal of economics, 36(3), 543-565.
Martin, F. (1998). The economic impact of Canadian university R&D. Research Policy, 27(7), 677-687.
May, T., & Perry 1, B. (2006). Cities, knowledge and universities: Transformations in the image of the intangible. Social Epistemology, 20(3-4), 259-282.
Mayring, P. (2004). Qualitative content analysis. A companion to qualitative research, 4(1), 159-176.
McCowan, T. (2016). Universities and the post-2015 development agenda: an analytical framework. Higher Education, 72(4), 505-523.
Miller, R. E., & Blair, P. D. (2009). Input-output analysis: foundations and extensions. Cambridge, UK: Cambridge University.
Ministério da Educação. (2018). Proposta de Aprimoramento do Modelo de Avaliação da PG. Documento Final da Comissão Nacional de Acompanhamento do PNPG 2011-2020. Brasília, DF. Recuperado de https://www.capes.gov.br/images/stories/download/conselho-superior/18102018_PNPG_CS_Avaliacao_Final_CS_FINAL_17_55.pdf
Muscio, A., Quaglione, D., & Ramaciotti, L. (2016). The effects of university rules on spinoff creation: The case of academia in Italy. Research Policy, 45(7), 1386-1396.
Musselin, C. (2013). How peer review empowers the academic profession and university managers: Changes in relationships between the state, universities and the professoriate. Research Policy, 42(5), 1165-1173.
Muzy, J. R., & Drugowich, P. A. (2018). Os Desafios da Autonomia Universitária: História Recente da USP. Jundiai, SP: Paco.
Pastor, J. M., Pérez, F., & De Guevara, J. F. (2013). Measuring the local economic impact of universities: An approach that considers uncertainty. Higher education, 65(5), 539-564.
Payne Consulting. (2016). Athens State University: Economics Impacts. Recuperado de http://www.athens.edu/pdfs/about/economic-impact.pdf?30255e
Pinto, R. S., Mello, S., & Melo, P. A. (2016). Meta-avaliação: uma década do Processo de Avaliação Institucional do SINAES. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, 21(1), 89-108.
Planeta, C. S., Marques, A.C., Bueno, G.W., Luque, C.A., Hashimoto, F., & Gontijo, J. (2019). Impacto Social das Universidades. In: Marcovitch, J. (Org) Repensar a Universidade: Impactos para a Sociedade. São Paulo, SP: Com-Arte; Fapesp.
Pogue, T. E. (2010). University of the Pacific: community impact. 2010. Recuperado de http://www.pacific.edu/Documents/marketing/ community-impact-report.pdf
Popescu, R. I., & Corbos, R. A. (2012). The role of festivals and cultural events in the strategic development of cities. Recommendations for urban areas in Romania. Informatica Economica, 16(4), 19.
Ranieri, N. (2019). O Direito e suas Métricas. In: Marcovitch, J. (Org) Repensar a Universidade: Impactos para a Sociedade. São Paulo, SP: Com-Arte; Fapesp.
Rasmussen, E., & Borch, O. J. (2010). University capabilities in facilitating entrepreneurship: A longitudinal study of spin-off ventures at mid-range universities. Research policy, 39(5), 602-612.
Rohe, W. (2017). The Contract between Society and Science: Changes and Challenges. Social Research: An International Quarterly, 84(3), 739-757.
Roslyn, K. (2013). Vancouver Island University: Economic Impact Analyis & Community Engagement. Recuperado de https://www2. viu.ca/impact/documents/VIU-Impact-Report.pdf
Salmeron, R. A. (2001). Universidade pública e identidade cultural. Tempo social, 13(1), 9-26.
Scandura, A. (2016). University–industry collaboration and firms’ R&D effort. Research Policy, 45(9), 1907-1922.
Sen, A. (2011). Local income and employment impact of universities: the case of Izmir University of Economics. Journal of Applied Economics and Business Research, 1(1), 25-42.509-509
Silva, F. L. (2006). Universidade: a idéia e a história. Estudos avançados, 20(56), 191-202.
Sleutjes, M. H. S. C. (1999). Refletindo sobre os três pilares de sustentação das universidades: ensino-pesquisa-extensão. Revista de Administração Pública, 33(3), 99-101.
Steinacker, A. (2005). The economic effect of urban colleges on their surrounding communities. Urban Studies, 42(7), 1161-1175.
Sutz, J. (2000). The university–industry–government relations in Latin America. Research policy, 29(2), 279-290.
Tarocco, J., Filho, Sesso, U. A., Filho, Esteves, E. Z. G., & Kureski, R. (2014). Impacto econômico de curto prazo da Universidade Estadual de Londrina. Economia & Região, 2(1), 83-103.
Van Wyk, L., Saayman, M., & Rossouw, R. (2013). Economic impact of the Klein Karoo National Arts Festival: investigating the application of different models. Journal of Economic and Financial Sciences, 6(1), 129-152.
Verger, A., Curran, M., & Parcerisa, L. (2015). La trayectoria de una reforma educativa global: el caso de la nueva gestión pública en el sistema educativo catalán. Educação & Sociedade, 36(132), 675-697.
Vieira, E. M. F., Van Bellen, H. M., & Fialho, F. A. P. (2006). Universidade em tempo de mudança. Cadernos EBAPE.BR, 4(3), 01-07.
Wanzinack, C., & Signorelli, M. C. (2014). Expansão do ensino superior federal e desenvolvimento regional: o caso da Universidade Federal do Paraná no litoral paranaense. Revista Gestão Universitária na América Latina-GUAL, 7(2), 286-307.
Weber, S. (2010). Avaliação e regulação da educação superior: conquistas e impasses. Educação & Sociedade, 31(113), 1247-1269.