Avaliação do impacto das universidades em suas comunidades

Conteúdo do artigo principal

Wagner Ragi Curi Filho
https://orcid.org/0000-0002-8420-5710
Thomaz Wood Junior
https://orcid.org/0000-0002-5610-4699

Resumo

Este artigo explora a questão do impacto das universidades sobre as comunidades nas quais estão instaladas. A partir de uma pesquisa bibliográfica, foram identificados e sistematizados três tipos de impacto: socioeconômico; científico-tecnológico e na cultura e imagem da região. Esses três tipos de impacto foram integrados em um modelo conceitual que poderá ser utilizado como base para um modelo prático voltado para avaliar o impacto de uma universidade sobre a região na qual se encontra. Além deles, o artigo também sugere passos para a implantação do modelo de avaliação de impacto. O texto contribui para o avanço dos estudos sobre o papel das universidades e pode ser útil para os gestores universitários na organização de projetos de avaliação de impacto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
Curi Filho, W. R., & Wood Junior, T. (2021). Avaliação do impacto das universidades em suas comunidades. Cadernos EBAPE.BR, 19(3), 496–509. https://doi.org/10.1590/1679-395120200089
Seção
Artigos

Referências

Alshuwaikhat, H. M., & Abubakar, I. (2008). An integrated approach to achieving campus sustainability: assessment of the current campus environmental management practices. Journal of cleaner production, 16(16), 1777-1785.

Alves, J., Carvalho, L., Carvalho, R., Correia, F., Cunha, J. ... Nicolau, A. (2015). The impact of polytechnic institutes on the local economy. Tertiary Education and Management, 21(2), 81-98.

Anderson, T. R., Daim, T. U., & Lavoie, F. F. (2007). Measuring the efficiency of university technology transfer. Technovation, 27(5), 306-318.

Arbo, P., & Benneworth, P. (2007). Understanding the regional contribution of higher education institutions: A literature review. Recuperado de http://dx.doi.org/10.1787/161208155312

Audy, J. (2017). A inovação, o desenvolvimento e o papel da Universidade. Estudos avançados, 31(90), 75-87.

Balbachevsky, E., & Kohtamäki, V. (2019). Autonomia e Governança Universitária: uma Abordagem Comparativa USP (Brasil) e UTA (Finlândia). In J. Marcovitch (Org.), Repensar a Universidade: Impactos para a Sociedade. São Paulo, SP: Com-Arte; Fapesp.

Barata, R. (2019). Mudanças necessárias na avaliação da pós-graduação brasileira. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, 23, e180635. Recuperado de ttps://doi.org/10.1590/interface.180635

Bramwell, A., & Wolfe, D. A. (2008). Universities and regional economic development: The entrepreneurial University of Waterloo. Research policy, 37(8), 1175-1187.

Barnes, T., Pashby, I., & Gibbons, A. (2002). Effective university– industry interaction: A multi-case evaluation of collaborative R&D projects. European Management Journal, 20(3), 272-285.

Bush, V. (1945). Science, the Endless Frontier: A Report to the President. Washington, DC: U.S. Recuperado de https://archive.org/stream/ scienceendlessfr00unit/scienceendlessfr00unit_djvu.txt

Cowan, R., & Zinovyeva, N. (2013). University effects on regional innovation. Research Policy, 42(3), 788-800.

Cox, S., & Taylor, J. (2006). The impact of a business school on regional economic development: a case study. Local Economy, 21(2), 117-135.

Crossan, M. M., Lane, H. W., & White, R. E. (1999). An organizational learning framework: From intuition to institution. Academy of management review, 24(3), 522-537.

Curi, C., Daraio, C., & Llerena, P. (2012). University technology transfer: how (in) efficient are French universities?. Cambridge Journal of Economics, 36(3), 629-654.

Doin, T., & Rosa, A. R. (2019). Interação Universidade-Empresa- Governo: o caso do Programa de Cooperação Educacional para Transferência de Conhecimento Brasil-Cingapura. Cadernos EBAPE.BR, 17(4), 940-958.

Drucker, J., & Goldstein, H. (2007). Assessing the regional economic development impacts of universities: A review of current approaches. International regional science review, 30(1), 20-46.

Erkut, E. (2002). Measuring Canadian business school research output and impact. Canadian Journal of Administrative Sciences/ Revue Canadienne des Sciences de l’Administration, 19(2), 97-123.

Etzkowitz, H., & Leydesdorff, L. (2000). The dynamics of innovation: from National Systems and “Mode 2” to a Triple Helix of university– industry–government relations. Research policy, 29(2), 109-123.

European Foundation for Management Development. (2015). BSIS Process Guideline. Recuperado de http://www.efmdglobal.org/images/ download/BSIS/BSIS%20Process%20Guidelines-141204-PRINT.pdf

Fernandes, A. C., Souza, B. C., Silva, A. S., Suzigan, W., Chaves, C. V. ... Albuquerque, E. (2010). Academy—industry links in Brazil: evidence about channels and benefits for firms and researchers. Science and Public Policy, 37(7), 485-498.

Fisher, D., Atkinson-Grosjean, J., & House, D. (2001). Changes in academy/industry/state relations in Canada: The creation and development of the networks of centres of excellence. Minerva, 39(3), 299-325.

Gerolamo, M. C., Carpinetti, L. C. R., Fleschutz, T., & Seliger, G. (2008). Clusters e redes de cooperação de pequenas e médias empresas: observatório europeu, caso alemão e contribuições ao caso brasileiro. Gestão & Produção, 15(2), 351-365.

Gheno, E. M., Guaragna, R. M., Mata, L. F. S., Duarte, L. F., Souza, D. O. ... Calabró, L. (2019). Sistema de avaliação da CAPES: indicadores e procedimentos de monitoramento e avaliação de desempenho. Em Questão, 25(3), 184-213.

Gibbons, M., Limoges, C., & Scott, P. (2011). Revisiting Mode 2 at Noors Slott. Prometheus, 29(4), 361-372.

Goldstein, H., & Drucker, J. (2006). The economic development impacts of universities on regions: Do size and distance matter?. Economic development quarterly, 20(1), 22-43.

Gomes, M. A. S., & Pereira, F. E. C. (2015). Hélice Tríplice: Um ensaio teórico sobre a relação Universidade-Empresa-Governo em busca da inovação. International Journal of Knowledge Engineering and Management (IJKEM), 4(8), 136-155.

Guerrero, M., Cunningham, J. A., & Urbano, D. (2015). Economic impact of entrepreneurial universities’ activities: An exploratory study of the United Kingdom. Research Policy, 44(3), 748-764.

Guetzkow, J. (2002). How the arts impact communities: an introduction to the literature on arts impact studies (Working Paper Series, 20). Princeton, NJ: Centre for Arts and Cultural Policy Studies.

Hubbard, P. (2008). Regulating the social impacts of studentification: a Loughborough case study. Environment and Planning A, 40(2), 323-341.

Huggins, R., & Johnston, A. (2009). The economic and innovation contribution of universities: a regional perspective. Environment and Planning C: Government and Policy, 27(6), 1088-1106.

Huggins, R., Johnston, A., & Steffenson, R. (2008). Universities, knowledge networks and regional policy. Cambridge Journal of Regions, Economy and Society, 1(2), 321-340.508-509

Ipiranga, A. S. R., Freitas, A. A. F. D., & Paiva, T. A. (2010). O empreendedorismo acadêmico no contexto da interação universidade-empresa-governo. Cadernos EBAPE.BR, 8(4), 676-693.

Jain, S., & Pant, P. (2010). Environmental management systems for educational institutions. International Journal of Sustainability in Higher Education 11(3), 236-249.

Johansen, T., & Arano, K. (2016). The long-run economic impact of an institution of higher education: Estimating the human capital contribution. Economic Development Quarterly, 30(3), 203-214.

Johnson, W. H. (2008). Roles, resources and benefits of intermediate organizations supporting triple helix collaborative R&D: The case of Precarn. Technovation, 28(8), 495-505.

Kantor, S., & Whalley, A. (2014). Knowledge spillovers from research universities: evidence from endowment value shocks. Review of Economics and Statistics, 96(1), 171-188.

Kureski, R., & Rolim, C. (2009). Impacto econômico de curto prazo das universidades federais na economia brasileira. Revista Paranaense de Desenvolvimento, 117, 29-51.

Lazzeroni, M., & Piccaluga, A. (2015). Beyond ‘town and gown’: the role of the university in small and medium-sized cities. Industry and Higher Education, 29(1), 11-23.

Lendel, I. (2010). The impact of research universities on regional economies: The concept of university products. Economic Development Quarterly, 24(3), 210-230.

Leten, B., Landoni, P., & Van Looy, B. (2014). Science or graduates: How do firms benefit from the proximity of universities?. Research Policy, 43(8), 1398-1412.

Leydesdorff, L., & Meyer, M. (2003). The Triple Helix of university-industry-government relations. Scientometrics, 58(2), 191-203.

Mainardes, E. W., Alves, H., & Raposo, M. (2010). An exploratory research on the stakeholders of a university. Journal of Management and Strategy, 1(1), 76.

Marcovitch, J. (2019). A Universidade em 2022. Estudos Avançados, 33(95), 7-18.

Marcovitch, J., & AXEL-BERG, J. (2019). Consenso para a Excelência Acadêmica. In: Marcovitch, J. (Org). Repensar a Universidade: Impactos para a Sociedade. São Paulo, SP: Com-Arte; Fapesp.

Martin, B. R. (2012). Are universities and university research under threat? Towards an evolutionary model of university speciation. Cambridge journal of economics, 36(3), 543-565.

Martin, F. (1998). The economic impact of Canadian university R&D. Research Policy, 27(7), 677-687.

May, T., & Perry 1, B. (2006). Cities, knowledge and universities: Transformations in the image of the intangible. Social Epistemology, 20(3-4), 259-282.

Mayring, P. (2004). Qualitative content analysis. A companion to qualitative research, 4(1), 159-176.

McCowan, T. (2016). Universities and the post-2015 development agenda: an analytical framework. Higher Education, 72(4), 505-523.

Miller, R. E., & Blair, P. D. (2009). Input-output analysis: foundations and extensions. Cambridge, UK: Cambridge University.

Ministério da Educação. (2018). Proposta de Aprimoramento do Modelo de Avaliação da PG. Documento Final da Comissão Nacional de Acompanhamento do PNPG 2011-2020. Brasília, DF. Recuperado de https://www.capes.gov.br/images/stories/download/conselho-superior/18102018_PNPG_CS_Avaliacao_Final_CS_FINAL_17_55.pdf

Muscio, A., Quaglione, D., & Ramaciotti, L. (2016). The effects of university rules on spinoff creation: The case of academia in Italy. Research Policy, 45(7), 1386-1396.

Musselin, C. (2013). How peer review empowers the academic profession and university managers: Changes in relationships between the state, universities and the professoriate. Research Policy, 42(5), 1165-1173.

Muzy, J. R., & Drugowich, P. A. (2018). Os Desafios da Autonomia Universitária: História Recente da USP. Jundiai, SP: Paco.

Pastor, J. M., Pérez, F., & De Guevara, J. F. (2013). Measuring the local economic impact of universities: An approach that considers uncertainty. Higher education, 65(5), 539-564.

Payne Consulting. (2016). Athens State University: Economics Impacts. Recuperado de http://www.athens.edu/pdfs/about/economic-impact.pdf?30255e

Pinto, R. S., Mello, S., & Melo, P. A. (2016). Meta-avaliação: uma década do Processo de Avaliação Institucional do SINAES. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, 21(1), 89-108.

Planeta, C. S., Marques, A.C., Bueno, G.W., Luque, C.A., Hashimoto, F., & Gontijo, J. (2019). Impacto Social das Universidades. In: Marcovitch, J. (Org) Repensar a Universidade: Impactos para a Sociedade. São Paulo, SP: Com-Arte; Fapesp.

Pogue, T. E. (2010). University of the Pacific: community impact. 2010. Recuperado de http://www.pacific.edu/Documents/marketing/ community-impact-report.pdf

Popescu, R. I., & Corbos, R. A. (2012). The role of festivals and cultural events in the strategic development of cities. Recommendations for urban areas in Romania. Informatica Economica, 16(4), 19.

Ranieri, N. (2019). O Direito e suas Métricas. In: Marcovitch, J. (Org) Repensar a Universidade: Impactos para a Sociedade. São Paulo, SP: Com-Arte; Fapesp.

Rasmussen, E., & Borch, O. J. (2010). University capabilities in facilitating entrepreneurship: A longitudinal study of spin-off ventures at mid-range universities. Research policy, 39(5), 602-612.

Rohe, W. (2017). The Contract between Society and Science: Changes and Challenges. Social Research: An International Quarterly, 84(3), 739-757.

Roslyn, K. (2013). Vancouver Island University: Economic Impact Analyis & Community Engagement. Recuperado de https://www2. viu.ca/impact/documents/VIU-Impact-Report.pdf

Salmeron, R. A. (2001). Universidade pública e identidade cultural. Tempo social, 13(1), 9-26.

Scandura, A. (2016). University–industry collaboration and firms’ R&D effort. Research Policy, 45(9), 1907-1922.

Sen, A. (2011). Local income and employment impact of universities: the case of Izmir University of Economics. Journal of Applied Economics and Business Research, 1(1), 25-42.509-509

Silva, F. L. (2006). Universidade: a idéia e a história. Estudos avançados, 20(56), 191-202.

Sleutjes, M. H. S. C. (1999). Refletindo sobre os três pilares de sustentação das universidades: ensino-pesquisa-extensão. Revista de Administração Pública, 33(3), 99-101.

Steinacker, A. (2005). The economic effect of urban colleges on their surrounding communities. Urban Studies, 42(7), 1161-1175.

Sutz, J. (2000). The university–industry–government relations in Latin America. Research policy, 29(2), 279-290.

Tarocco, J., Filho, Sesso, U. A., Filho, Esteves, E. Z. G., & Kureski, R. (2014). Impacto econômico de curto prazo da Universidade Estadual de Londrina. Economia & Região, 2(1), 83-103.

Van Wyk, L., Saayman, M., & Rossouw, R. (2013). Economic impact of the Klein Karoo National Arts Festival: investigating the application of different models. Journal of Economic and Financial Sciences, 6(1), 129-152.

Verger, A., Curran, M., & Parcerisa, L. (2015). La trayectoria de una reforma educativa global: el caso de la nueva gestión pública en el sistema educativo catalán. Educação & Sociedade, 36(132), 675-697.

Vieira, E. M. F., Van Bellen, H. M., & Fialho, F. A. P. (2006). Universidade em tempo de mudança. Cadernos EBAPE.BR, 4(3), 01-07.

Wanzinack, C., & Signorelli, M. C. (2014). Expansão do ensino superior federal e desenvolvimento regional: o caso da Universidade Federal do Paraná no litoral paranaense. Revista Gestão Universitária na América Latina-GUAL, 7(2), 286-307.

Weber, S. (2010). Avaliação e regulação da educação superior: conquistas e impasses. Educação & Sociedade, 31(113), 1247-1269.