Improvisação organizacional: desafios e perspectivas para o ensino-aprendizagem em administração

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Fernanda Paquelet Moreira Barbosa
https://orcid.org/0000-0001-7404-2535
Eduardo Davel
https://orcid.org/0000-0003-0610-6474

Resumo

A improvisação organizacional é pesquisada há mais de 30 anos, pois ressalta a importância de sofisticar a prática de gestores e líderes frente às imprevisibilidades cada vez mais marcadas na contemporaneidade. Carecemos de uma visão mais atualizada da produção em improvisação organizacional e de uma reflexão sobre de que modo integrá-la na formação do gestor. O objetivo desta pesquisa é sistematizar os avanços na produção acadêmica acerca de improvisação organizacional e discutir sua integração no ensino-aprendizagem da administração. A metodologia de pesquisa consiste num levantamento sistemático da produção acadêmica. Os resultados da pesquisa fornecem um conjunto atualizado de relevâncias e temáticas relacionadas à improvisação organizacional, uma discussão sobre a importância da improvisação organizacional para a pesquisa em ensino-aprendizagem em administração e um conjunto de abordagens educacionais, barreiras e perspectivas que ajudam pesquisas e práticas futuras a melhor integrar a improvisação no ensino-aprendizagem em administração. A principal contribuição deste estudo é inaugurar uma nova orientação de pesquisa: o ensino-aprendizagem da improvisação organizacional.

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Como Citar
Barbosa, F. P. M., & Davel, E. (2021). Improvisação organizacional: desafios e perspectivas para o ensino-aprendizagem em administração. Cadernos EBAPE.BR, 19(4), 1016–1030. https://doi.org/10.1590/1679-3951220200191
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