Conciliando agência e contexto na dinâmica da mudança institucional

Conteúdo do artigo principal

Diego Maganhotto Coraiola
Márcio Jacometti
Marystela Assis Baratter
Sandro Aparecido Gonçalves

Resumo

Este ensaio apresenta estrutura analítica que busca conciliar elementos da agência e do contexto na análise de processos de mudança institucional. A estrutura está baseada na articulação entre as abordagens do institutional work e da mudança institucional gradual. Ambas as abordagens foram criadas como alternativas a perspectivas que enfatizavam demasiadamente elementos estruturais (como a path dependence theory) ou a ação (como o empreendedorismo institucional). No entanto, apesar dos ganhos analíticos que ambas trouxeram para o estudo da mudança institucional, ainda mantêm fortes vínculos com os pressupostos das tradições de pesquisa das quais emergiram. Uma aproximação entre tais esquemas teóricos permite maior rigor para investigar processos de mudança institucional e possibilita aos pesquisadores maior consciência sobre os pressupostos inerentes a cada perspectiva, assim como incentiva a busca por abordagens que encadeiem elementos capazes de prover explicação adequada para a manutenção e a mudança institucionais. No centro dessa proposta, encontra-se a busca por entender a dinâmica da vida institucional. O contexto institucional possui certo nível de plasticidade e pode ser modificado de acordo com a disponibilidade de práticas, significados e recursos. A efetivação desse potencial de mudança está relacionada à capacidade dos atores, seus níveis de reflexividade institucional e munificência de recursos. As práticas de criação, manutenção e dirupção das instituições em determinado contexto serão, portanto, resultado da interação entre as características do contexto institucional (nível de plasticidade institucional) e dos tipos de atores sociais (nível de discricionariedade institucional).

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Detalhes do artigo

Como Citar
Coraiola, D. M., Jacometti, M., Baratter, M. A., & Gonçalves, S. A. (2015). Conciliando agência e contexto na dinâmica da mudança institucional. Cadernos EBAPE.BR, 13(4), 701 a 726. Recuperado de https://periodicos.fgv.br/cadernosebape/article/view/8879
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Diego Maganhotto Coraiola, Professor da Faculdade Cenecista de Campo Largo e Doutorando em Administração pela Universidade Federal do Paraná

Doutorando em Administração pela Universidade Federal do Paraná - UFPR, com período sanduíche na University of Alberta - UofA, Canadá. Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Professor da Faculdade Cenecista de Campo Largo - FACECLA. Editor da Revista Eletrônica de Ciência da Administração - RECADM (ISSN: 1677-7387). Atua como líder do tema Ética no Ensino e na Pesquisa no SEMEAD, FEA/USP. Participa regularmente de eventos nacionais e internacionais como EGOS, EnANPAD, EnEO e 3Es. Elabora pareceres de avaliação de artigos científicos submetidos a eventos e periódicos nacionais e internacionais da área de Administração. Atualmente dedica-se ao estudo das contribuições da história para os estudos organizacionais, com dois eixos de pesquisa: a análise das organizações a partir de perspectiva histórica e o da história pelas organizações. a partir dos aportes da teoria da estruturação, teoria institucional e análise do discurso. Suas publicações se concentram em três grandes eixos temáticos: organizações e estratégia, história e instituições, práticas e discurso.

Márcio Jacometti, Porfessor de Gestão da UTFPR/Campus Cornélio Procópio e Doutorando em Administração pela UFPR

Possui graduação em Licenciatura em Ciências com Habilitação em Física e Matemática pela Universidade Estadual do Norte do Paraná/Campus Cornélio Procópio (1995) e mestrado em Administração pela Universidade Federal do Paraná (2002). Atualmente é doutorando em Administração pela UFPR, área de concentração Estratégia e Análise Organizacional. Foi Presidente da Rede Paranaense de Incubadoras e Parques Tecnológicos de 2008 a 2009, Coordenador do Programa de Empreendedorismo e Inovação de 2002 a 2010 e professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da UTFPR/Campus Cornélio Procópio desde 1996. Como experiência anterior, foi funcionário do Banco do Brasil de 1988 a 1997, tendo atuado com formação de recursos humanos na área de qualidade total, atendimento ao público e gerência de equipe. Desenvolve trabalhos na área de Administração, realizando pesquisas e capacitações nos seguintes temas: teoria institucional, empreendedorismo, arranjos produtivos locais, difusão de conhecimento em redes interorganizacionais, incubadoras de empresas, estratégia, estudos organizacionais, qualidade total e gestão educacional.

Marystela Assis Baratter, Doutoranda em Administração pela UFPR e Professora do MBA em Administração e Gestão do Conhecimento pelo Grupo UNINTER

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal do Paraná, Mestre em Administração pela Universidade Positivo, cursou MBA em Gestão Empresarial com ênfase em Direção Estratégica pela Fundação Getúlio Vargas. Professora convidada de pós graduação do Grupo Uninter nos cursos de Gestão Empresarial - modalidade EAD. Professora na graduação das disciplinas de Estratégia e Metodologia Científica; orientadora de TCC. Avaliadora de artigos do ENANPAD, ENEO e 3ES. Tem experiência em gestão de Instituições de Ensino Superior, principalmente em processos de credenciamento de IES, e autorização e reconhecimento de cursos. Tem interesse em pesquisas na área de Estudos Organizacionais principalmente em Institucionalismo Organizacional, e na área de Estratégia, com temas relacionados à Internacionalização. É bolsista pela CAPES.

Sandro Aparecido Gonçalves, Doutor em Administração pela EAESP/FGV e Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFPR

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo (1993), Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Paraná (1998) e Doutorado em Administração de Empresas pela EAESP/FGV (2006). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Organizações e Estratégia, tratando principalmente dos seguintes temas: teoria institucional, gestão do conhecimento, mudança organizacional e redes sociais. Docente do Departamento de Administração Geral e Aplicada e do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Paraná.