Pirataria intelectual nas práticas de pesquisa em Administração

Conteúdo do artigo principal

Marcelo de Souza Bispo
https://orcid.org/0000-0002-5817-8907
Almir Martins Vieira
https://orcid.org/0000-0002-0523-3976

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar o conceito de pirataria intelectual e suas consequências de caráter ético-legal e formativo no campo acadêmico da Administração. Trata-se de um ensaio sobre uma prática identificada pelos autores, mas pouco discutida no meio acadêmico. A pirataria intelectual é uma modalidade sutil de plágio que normalmente não é identificada por softwares. Consiste na prática de copiar uma sistematização teórica ou ideia produzida por outra pessoa, sem citá-la. Tal prática torna-se evidente não pela cópia de palavras ou frases, mas pelo emprego de um conjunto de autores, até mesmo citações, utilizados em outro trabalho, sob a aparência de que as escolhas e a sistematização teórica são originais. Nossa contribuição está em oferecer um conceito que seja capaz de definir uma prática de plágio que ainda não está presente na literatura sobre o tema em questão. Concluímos que a pirataria intelectual não se trata apenas de um problema ético-legal, mas é também reflexo de deficiências na formação de pesquisadores em relação a aspectos como autoria, originalidade, teorização e teoria no fazer científico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
Bispo, M. de S., & Vieira, A. M. (2024). Pirataria intelectual nas práticas de pesquisa em Administração. Cadernos EBAPE.BR, 22(1), e2023–0050. https://doi.org/10.1590/1679-395120230050
Seção
Artigos

Referências

Alcadipani, R., Khan, F. R., Gantman, E., & Nkomo, S. (2012). Southern voices in management and organization knowledge. Organization, 19(2), 131-143. https://doi.org/10.1177/1350508411431910

Barros, A., & Alcadipani, R. (2022). Decolonizing journals in management and organizations? Epistemological colonial encounters and the double translation. Management Learning, 54(4), 576-586. https://doi.org/10.1177/13505076221083204

Berlinck, R. G. S. (2011). The academic plagiarism and its punishments - a review. Revista Brasileira de Farmacognosia, 21(3), 365-372. https://doi.org/10.1590/S0102-695X2011005000099

Bettaieb, D. M., Alawad, A. A., & Malek, R. B. (2022). Visual plagiarism in interior design: is it easy to recognise? International Journal for Educational Integrity, 18(7), 1-20. https://doi.org/10.1007/s40979-022-00101-4

Birks, M., Mills, J., Allen, S., & Tee, S. (2020). Managing the mutations: academic misconduct in Australia, New Zealand and the UK. International Journal for Educational Integrity, 16(6), 1-15. https://doi.org/10.1007/s40979-020-00055-5

Birks, M., Smithson, J., Antney, J., Zhao, L., & Burkot, C. (2018). Exploring the paradox: A cross-sectional study of academic dishonesty among Australian nursing students. Nurse Education Today, 65, 96-101. https://doi.org/10.1016/j.nedt.2018.02.040

Bispo, M. S. (2022). Em defesa da teoria e da contribuição teórica original em Administração. Revista de Administração Contemporânea, 26(6), 1-7. https://doi.org/10.1590/1982-7849rac2022220158.por

Bispo, M. S. (2020). Contradições da pós-graduação em Administração brasileira. Revista Eletrônica de Ciência Administrativa, 19(2), 169-180. https://doi.org/10.21529/RECADM.2020007

Bouter, L. (2023). Research misconduct and questionable research practices form a continuum. Accountability in Research: Ethics, Integrity and Policy. https://doi.org/10.1080/08989621.2023.2185141

Bruno, A. R. (2019). Processos de investigação: trilhas e ideias sobre ser orientando/a e ser orientador/a. Educação em Foco, 24(1), 23-40. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2019.v23.26027

Caldwell, C. (2010). A Ten-Step Model for Academic Integrity: A Positive Approach for Business Schools. Journal of Business Ethics, 92(1), 1-13. https://doi.org/10.1007/s10551-009-0144-7

Costa, F. J., Sousa, S. C. T., & Muzzio, H. (2017). Uma Reflexão sobre Autoria Acadêmica. Teoria e Prática em Administração, 7(1), 1-25. https://doi.org/10.21714/2238-104X2017v7i1-32534

Devine, C. A., & Chin, E. D. (2018). Integrity in nursing students: A concept analysis. Nurse Education Today, 60, 133-138. https://doi.org/10.1016/j.nedt.2017.10.005

Domingues, E. (2013). Autoria em tempos de "produtivismo acadêmico". Psicologia em Estudo, 18(2), 195-198. https://www.scielo.br/j/pe/a/K5z5wWHp6wFNGkGsxz8rb6q/

Drach, I., & Slobodianiuk, O. (2020). Building a Culture of Academic Integrity in the Student Environment Case of Vinnytsia National Technical University (Ukraine). Creative Education, 11, 1442-1461. https://doi.org/10.4236/ce.2020.118105

Elali, F. R., & Rachid, L. N. (2023). AI-generated research paper fabrication and plagiarism in the scientific community. Patterns, 4(3), 100706. https://doi.org/10.1016/j.patter.2023.100706.

Falaster, C., Ferreira, M. P., & Gouvea, D. M. R. de G. (2017). O efeito da publicação científica do orientador na publicação dos seus orientados. Revista de Administração Contemporânea, 21(4), 458-480. https://doi.org/10.1590/1982-7849rac2017160118

Fanelli, D., Costas, R., & Larviere, V. (2015). Misconduct policies, academic culture and career stage, not gender or pressure to publish, affect scientific integrity. PLoS ONE, 10(6), e0127556. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0127556

Fernandes, C. M., Oliveira, L. A., & Chaves, F. R. (2022). A negação da ciência na retórica populista antissistema. Revista Mosaico – Revista de História, 15(1), 100-112. https://doi.org/10.18224/mos.v15i1.8975

Fleming, N. (2021). The authorship rows that sour scientific collaborations. Nature, 594, 459-462. https://www.nature.com/articles/d41586-021-01574-y

Foltýnek, T., & Králíková, V. (2018). Analysis of the contract cheating market in Czechia. International Journal for Educational Integrity, 14(1), 1-15. https://doi.org/10.1007/s40979-018-0027-8

Fonseca, C., Pettitt J., Woollard, A., Rutherford, A., Bickmore, W., Ferguson-Smith, A. … Hurst, L. D. (2023). People with more extreme attitudes towards science have self-confidence in their understanding of science, even if this is not justified. PLoS Biol, 21(1), e3001915. https://doi.org/10.1371/journal.pbio.3001915

Fraser, H., Parker, T., Nakagawa, S., Barnett, A., & Fidler, F. (2018). Questionable research practices in ecology and evolution. PLoS ONE, 13, e0200303.

Gullyfer, J., & Tyson, G. A. (2010). Exploring university students’ perceptions of plagiarism: a focus group study. Studies in Higher Education, 35(4), 463–481.

Harley, B., Faems, D., & Corbett, A. (2014). A Few Bad Apples or the Tip of an Iceberg? Academic Misconduct in Publishing. Journal of Management Inquiry, 51(8), 1361-1363.

Honig, B., & Bedi, A. (2012). The Fox in the Hen House: A Critical Examination of Plagiarism Among Members of the Academy of Management. Academy of Management Learning & Education, 11(1), 101-123.

Irigaray, H. A. R. (2020). Plágio e pirataria na academia: entre Mizner e o Código Penal Brasileiro. Cad. Ebape, 18(3), 1-6.

Jereb E., Urh, M., Jerebic, J., & Šprajc, P. (2018). Gender differences and the awareness of plagiarism in higher education. Social Psychology of Education, 21(2), 409-426.

Kaiser, M., Drivdal, L., Hjellbrekke, J. et al. (2022). Questionable Research Practices and Misconduct Among Norwegian Researchers. Sci Eng Ethics 28(2), 1-31. https://doi.org/10.1007/s11948-021-00351-4

Krokoscz, M. (2015). Outras palavras sobre autoria e plágio. Atlas: Barueri.

Krokoscz, M. (2022). Eficiência de softwares nacionais e internacionais na detecção de similaridade e de plágio em manuscrito. Em Questão, 28(4), 123123.

Lewis, B. R., Duchac, J. E., & Beets, S. D. (2011). An Academic Publisher’s Response to Plagiarism. Journal of Business Ethics, 102, 489-506.

Magnin, L. S. L. T., Faria, J. H., Penteado, R. C., & Takahashi, A. R. W. (2020). Produtivismo na Pós-Graduação em Administração: Posicionamentos dos Pesquisadores Brasileiros, Estratégias de Produção e Desafios Enfrentados. REAd. Revista Eletrônica de Administração, 26(2), 265-299.

McCabe, D. L., Butterfield, K., & Trevino, L. (2017). Cheating in college. Maryland, EUA: John Hopkins University Press.

McCabe, D. L., Trevino, L., & Butterfield, K. (2001). Cheating in Academic Institutions: A Decade of Research. Ethics & Behavior, 11(3), 219-232.

Mehregan, M. (2021). How to Deal with Academic Plagiarism More Effectively. Publishing Research Quaterly, 37, 53-54. https://doi.org/10.1007/s12109-021-09786-w

Mendes-da-Silva, W., & Leal, C. C. (2021). Salami Science na Era do Open Data: Déjà lu e Accountability na Pesquisa em Gestão e Negócios. Revista de Administração Contemporânea, 25(1), 1-12.

Oliveira, T. M. V., Aguiar, F. H., Queiroz, J. P., & Barrichello, A. (2014). Cola, plágio e outras práticas acadêmicas desonestas: um estudo quantitativo-descritivo sobre o comportamento de alunos de graduação e pós-graduação da área de negócios. Revista de Administração Mackenzie, 15(1), 73-97.

Patel, J. (2022). Guest article: Research misconduct. Committee on Publication Ethics - COPE. Recuperado de https://publicationethics.org/news/research-misconduct-great-unknown Acesso em 9 de abril de 2022.

Paulino, B. B. (2023). A Prática de Orientação de Mestrandos e Doutorandos em Administração no Brasil [Dissertação de mestrado – não publicada], Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Brasil.

Pfleegor, A. G., Katz, M., & Bowers, M. T. (2019). Publish, Perish, or Salami Slice? Authorship Ethics in an Emerging Field. Journal of Business Ethics, 156, 189-208.

Rossoni, L. (2018). Editorial: Produtivismo e Coautoria Cerimonial. Revista Eletrônica de Ciência Administrativa – RECADM, 17(2), i-viii.

Salvagno, M., Taccone, F. S., & Gerli, A. G. Can artificial intelligence help for scientific

writing? Critical Care, 27(75). https://doi.org/10.1186/s13054-023-04380-2.

Severiano Junior, E., Cunha, D. O., Zouain, D. M., & Gonçalves, C. P. (2021). Produtivismo Acadêmico e suas Consequências para a Produção Científica na Área de Administração. Revista Eletrônica de Administração, 27(2), 343-374.

Silva, A. B. (2019). Produtivismo Acadêmico Multinível: Mercadoria Performativa na Pós-graduação em Administração. Revista de Administração de Empresas, 59(5), 341-352.

Sousa-Silva, R. (2014). Investigating academic plagiarism: a forensic linguistics approach to plagiarism detection. International Journal for Educational Integrity, 10(1), 31–41.

Summers, A., Wadsworth, D., Bratby, K., Hobbs, E., & Wood, D. (2021). The Experiences of Healthcare Students Who Have Been Accused of Breaching Academic Integrity: A Study Protocol. International Journal of Qualitative Methods, 20, 1-6.

Tindall, I. K., Fu, K.W., Tremayne, K., & Curtis, G. J. (2021). Can negative emotions increase students’ plagiarism and cheating? International Journal for Educational Integrity, 17(25), 1-16.

Tourish, D., & Craig, R. (2020). Research Misconduct in Business and Management Studies: Causes, Consequences, and Possible Remedies. Journal of Management Inquiry, 29(2), 174-187.

Tran, M. N., Hogg, L., & Marshall, S. (2022). Understanding postgraduate students’ perceptions of plagiarism: a case study of Vietnamese and local students in New Zealand. International Journal for Educational Integrity, 18, 3.

Vaccino-Salvadore, S., & Hall Buck, R. (2021). Moving from plagiarism police to integrity coaches: assisting novice students in understanding the relationship between research and ownership. International Journal for Educational Integrity, 17(20), 1-18.

van Dis, E. A. M., Bollen, J., Zuidema, W., van Rooij, R., & Bockting, C. L. (2023). ChatGPT: five priorities for research. Nature, 614, 224-226. https://doi.org/10.1038/d41586-023-00288-7

Vasconcelos, S. M. R., Masuda, H., Sorenson, M., Prosdocimi, F., Palácios, M., Watanabe, E., Pinto, J. C., Silva, J. R. L. e, Vieyra, A., Pinto, A., Mena-Chalco, J., Sant’Ana, M., & Roig, M. (2022). Perceptions of plagiarism among PhDs across the sciences, engineering, humanities, and arts: Results from a national survey in Brazil. Accountability in Research: Ethics, Integrity and Policy, 11, 1-32. https://doi.org/10.1080/08989621.2021.2018306

Viana, C. M. Q. Q. & Veiga, I. P. A. (2010). O diálogo acadêmico entre orientadores e orientandos. Educação, 33(3), 222-226. https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/8079

Volpato, G. (2016). Autoria Científica: Por Que Tanta Polêmica? Revista de Gestão e Secretariado, 7(2), 213-228. https://doi.org/10.7769/gesec.v7i2.597

Vrieze, J. (2021). Large survey finds questionable research practices are common. Science, 373, 265-265. https://doi.org/10.1126/science.373.6552.265

Zejno, B. (2018). Plagiarism in academic writing among students of higher learning institutions in Malaysia: An Islamic perspective. Journal of Education and Social Sciences, 9(3), 1-4. https://www.jesoc.com/wp-content/uploads/2018/04/KC9.3_2.pdf