The construction of collective competencies in the dynamics of budgetary routines

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Samantha Luiza de Souza Broman
http://orcid.org/0000-0001-5239-8629
Roberto Lima Ruas
Sandra Regina da Rocha-Pinto
http://orcid.org/0000-0002-5121-4231

Abstract

The growing diffusion of collective work configurations in the current organizational environment has remained largely overlooked in the scientific body of work on the theme (BOREHAM, 2011). Paradoxically, however, certain currents in the debate about organizations highlight the role of collective work, as is the case with the literature on organizational routines (NELSON and WINTER, 2005; PENTLAND and FELDMAN, 2005). The question that motivates this investigation explores the relationship between those two themes: can the dynamics of corporate budgeting constitute an adequate space for the formation and development of collective competences? The objective of this question is an inquiry into the design of corporate budgets, from an organizational-routine approach, to identify evidence of teamwork and the formation of collective competences and attributes. The responses transit through a qualitative and phenomenographic investigation that pointed to four descriptive categories of collective work: commitment to deliver, reconfiguration of routines, shared availability, and building relationship networks. The contributions of the research include the potential of the organizational routines theory as a reference for the analysis of corporate processes, the identification of processes capable of contributing to the management of workgroups, and the use of the phenomenographic method as an alternative to frame somewhat intangible organizational phenomena.

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How to Cite
Broman, S. L. de S., Ruas, R. L., & Rocha-Pinto, S. R. da. (2019). The construction of collective competencies in the dynamics of budgetary routines. Cadernos EBAPE.BR, 17(Especial), 871–885. Retrieved from https://periodicos.fgv.br/cadernosebape/article/view/74729
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Author Biographies

Samantha Luiza de Souza Broman, PUC/IAG-Rio

Samantha L. S. Broman é doutoranda e mestre em Administração de Empresas -IAG/PUC-Rio. É professora substituta na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), no departamento de Administração. Atua como professora também na UCAM e no IBMEC online na graduação e em MBAs de Administração. Tem interesse em pesquisa nos temas de Rotinas Organizacionais, Competências e Conhecimento Organizacional. Tem 20 anos de experiência corporativa em finanças.

Roberto Lima Ruas, PPGA/UNINOVE

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1972), mestrado em Economia - Université de Paris I (Panthéon-Sorbonne) (1978), doutorado em Economia - Université Jules Verne - Amiens - França (1987), pós-doutorado em Administração na École des Hautes Études Commerciales - Montreal, Canadá (1999-2000) e no Centre dEtudes et de Recherches Appliquées à la Gestion (CERAG/UPMF- FRANÇA) - (2009- 2010). Professor visitante da Faculdade de Economia e Administração e Contabilidade - FEA - Universidade de São Paulo (2004-2005). Secretário-Substituto da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do RS - 1989-1991. Membro do Conselho Superior da FAPERGS 1990-1996. Bolsista CNPq -Produtividade em Pesquisa IC - 1996-2009. Coordenador do Programa de Pós- Graduação em Administração 1997-1999. Foi professor do Programa de Pós-Graduação em Administração e da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul 1990 -2012. Coordenou o programa MBA Executivo Internacional do PPGA/UFRGS e o respectivo Mestrado Profissional 2005-2011. Atuou nas áreas de Estratégia e Competências e Aprendizagem nas Organizações nos programas de mestrado e doutorado do PPGA/UFRGS e em Programas de Educação Executiva na UFRGS e FIA, principalmente nos temas Gestão por Competências, Aprendizagem Organizacional e Formação e Aprendizagem em Educação Executiva. Foi coordenador da área de Gestão de RH e de Relações de Trabalho da Anpad (2001-2003). Foi professor do curso de Arte Dramática da UFRGS - 1980-1990, onde lecionou disciplinas da área de Direção Teatral. Dirigiu 6 espetáculos teatrais, um deles escolhido pela Funarte para excursão nacional. Foi professor da FACE/PUC-RS, atuando junto ao Pós-Graduação em Administração entre 2012-2013. É coordenador do GAP, Grupo de Pesquisa em Aprendizagem ( Grupos CNPq) , autor de diversos artigos acerca dos temas Aprendizagem, Competências e Formação Gerencial e organizador dos livros "Novos Horizontes da Gestão: Competências e Aprendizagem Organizacional" - Bookman, 2005, "Competências: Conceitos, Métodos e Experiências"; Atlas, 2008 e Competências Coletivas: no limiar da estratégia. Bookman, 2011. Membro do corpo editorial da Revista Gestion Internationale - Montreal-Canadá 1999-2003. Atua também em projetos de desenvolvimento de capacidades e competências organizacionais e gerenciais em organizações públicas e privadas. Atualmente é professor do Programa de Pós Graduação em Administração - PPGA na Universidade Nove de Julho (Uninove). Nessa instituição, coordena o módulo internacional na França para os alunos do Mestrado e Doutorado e é responsável por disciplina e orientações nos campos de Competências Coletivas, Capacidades Dinâmicas, Capacidade Absortiva e Criatividade no pós-graduação da UNINOVE.

Sandra Regina da Rocha-Pinto, IAG/PUC- Rio

Sandra Regina da Rocha-Pinto é professora do Departamento de Administração de Empresas - IAG/PUC-Rio, onde também atua no NORTE (Núcleo de estudos e pesquisas em Organizações, Relações de Trabalho e Empregabilidade). É Doutora em Educação e Mestre em Administração de Empresas pela PUC-Rio. Seu interesse de pesquisa situa-se em Aprendizagem / Conhecimento Organizacional, Rotinas organizacionais e Formação de Competências.