A Construção do sentido e a retórica das empresas na web

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Jacquelaine Florindo Borges
Valdir Machado Valadão Júnior

Resumen

Este artigo analisa como as empresas brasileiras fazem uso intencional da linguagem em seus websites para influenciar percepções, crenças, sentimentos e ações de públicos-alvo e como este discurso absorve elementos do contexto social. A análise das afirmações autodescritivas de 40 empresas pesquisadas é conduzida a partir de uma perspectiva histórico-crítica que considera o discurso uma prática social. Para a coleta e análise dos dados, foram utilizados a análise retórica e alguns pressupostos da análise crítica do discurso, tendo a Internet como meio de pesquisa. Os resultados indicam como a cultura e o poder estão presentes na linguagem das empresas na Web. Revelam, também, o ambiente virtual como um novo espaço para a construção do sentido, no qual as empresas ampliam suas fronteiras simbólicas e constroem retoricamente sua legitimação.

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Cómo citar
Borges, J. F., & Júnior, V. M. V. (2008). A Construção do sentido e a retórica das empresas na web. Cadernos EBAPE.BR, 6(1), 1 a 21. Recuperado a partir de https://periodicos.fgv.br/cadernosebape/article/view/5065
Sección
Artículos