On-line focus group: uma possibilidade para a pesquisa qualitativa em administração
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Resumen
A utilização de grupos focais (focus groups) como técnica de pesquisa representa uma alternativa interessante para o desenvolvimento de estudos qualitativos. Normalmente, os focus groups envolvem de seis a 10 pessoas que se reúnem para discutir tópicos específicos acerca de alguma temática, observando-se que a interação entre os membros do grupo também é tida como dado da pesquisa. Além disso, ao se considerar a influência das tecnologias de informação, em especial da Internet, a técnica pode ser aplicada virtualmente – através de on-line focus groups (OFGs) –, com auxílio de ferramentas como e-mail, chats e listas de discussão. Uma vez que, através de uma análise da produção acadêmica nacional em administração, constata-se que o emprego da técnica de focus group parece ser ainda incipiente em especial, na modalidade on-line , este artigo objetiva, a partir da revisão da literatura afim, caracterizar os OFGs e descrever sua forma de condução, bem como elencar as possíveis vantagens e desvantagens decorrentes de seu emprego, sugerindo sua utilização em pesquisas qualitativas em administração.
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Cómo citar
Schröeder, C. da S. (2009). On-line focus group: uma possibilidade para a pesquisa qualitativa em administração. Cadernos EBAPE.BR, 7(2), 332 a 348. Recuperado a partir de https://periodicos.fgv.br/cadernosebape/article/view/5122
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Artículos
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