Inovação e internacionalização bioindustrial em Minas Gerais 2001-2004: como potencializar oportunidades e avançar rumo a 2020?

Contenido principal del artículo

Valéria M. M. Judice
Sandro Márcio da Silva
Adelaide M. C. Baeta

Resumen

Visando à formulação de políticas de desenvolvimento bioindustrial em Minas Gerais, o artigo analisa e integra resultados de duas pesquisas realizadas em 2004: uma delas, empírica, sobre a evolução bioindustrial mineira no período 2001-04 e a outra, um estudo de políticas bioindustriais internacionais. Duas constatações da primeira pesquisa são percebidas como oportunidades a serem promovidas, à luz de modelos de políticas internacionais, identificados na segunda pesquisa. Numa amostra de 42 empresas bioindustriais, selecionadas de 75 em operação naquele estado, fica evidente, de um lado, um decréscimo no número de empresas, mas também uma ampliação da capacidade inovadora, indicada pelo surgimento de novos entrantes com maior potencial tecnológico, produção de nível mundial e investimentos venture capital. De outro lado, com relação à internacionalização, constata-se, nas organizações pesquisadas, um incremento das exportações, da intenção de “exportar mais no futuro” e avanços quanto à capacidade de atuação no mercado externo. Após a avaliação e o detalhamento dessas oportunidades, ao final, são propostas políticas para promoção e apoio ao setor bioindustrial, conforme políticas-padrão praticadas em nível internacional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Detalles del artículo

Cómo citar
Judice, V. M. M., Silva, S. M. da, & Baeta, A. M. C. (2005). Inovação e internacionalização bioindustrial em Minas Gerais 2001-2004: como potencializar oportunidades e avançar rumo a 2020?. Cadernos EBAPE.BR, 3(Especial), 1 a 17. Recuperado a partir de https://periodicos.fgv.br/cadernosebape/article/view/5407
Sección
Artículos