El consumo simbólico y la representación del self: un estudio de las interacciones en una comunidad virtual de usuarios Ubuntu-Br

Contenido principal del artículo

Osíris Luís da Cunha Fernandes
Nelson da Cruz Monteiro Fernandes
Fernando Gomes de Paiva Júnior
André Luiz Maranhão de Souza Leão
Marconi Freitas da Costa

Resumen

Este estudio tiene como objetivo explicar cómo el consumo simbólico del sistema operativo Ubuntu es utilizado para la representación del self en interacciones en la comunidad virtual Ubuntu de Brasil. Adoptamos la concepción goffmaniana del self, la netnografía de la comunicación como método de investigación y el estudio de caso como estrategia de investigación. El paralingüístico, el extralingüístico y la definición del self son aspectos usados en las interacciones virtuales. Ellos tienen la función lingüística de corroborar y elogiar las declaraciones de migración de usuarios de Windows a Ubuntu, enfatizando las características distintivas de Ubuntu, destacando la expresión de sentimientos compartidos de amor y libertad como formas de proyectar el self de humanidad entre sí. En el caso del sistema operativo, esta característica se representa a través de la provisión de soporte entre usuarios en el foro de la comunidad virtual.

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Detalles del artículo

Cómo citar
Fernandes, O. L. da C., Fernandes, N. da C. M., Paiva Júnior, F. G. de, Leão, A. L. M. de S., & Costa, M. F. da. (2019). El consumo simbólico y la representación del self: un estudio de las interacciones en una comunidad virtual de usuarios Ubuntu-Br. Cadernos EBAPE.BR, 17(Especial), 717–731. Recuperado a partir de https://periodicos.fgv.br/cadernosebape/article/view/74446
Sección
Artículos
Biografía del autor/a

Osíris Luís da Cunha Fernandes, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (Recife, Brasil), mestre em Gestão de Turismo pela Beijing International Studies University (Beijing, China) e Bacharel em Turismo pela Universidade Católica de Pernambuco (Recife, Brasil). Atualmente atuo como diretor de marketing do Instituto de Tecnologia de Pernambuco e pesquisador do Núcleo de Investigação em Economia Criativa no Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Pernambuco. Tenho experiência nas áreas de Gestão da Inovação e Empreendedorismo, e minha agenda de pesquisas está focada nos seguintes temas: Gestão de Inovação; Governo Eletrônico; Empreendedorismo Público; Estudos Culturais; Pós-Estruturalismo e Teoria do Discurso.

Nelson da Cruz Monteiro Fernandes, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2013), mestre em Sociologia (2009) pela mesma universidade e graduação em Administração de Empresas pela UNICAP ? Universidade Católica de Pernambuco (2006). Atualmente é professor efetivo da UFPE no campus avançado do agreste CAA. Atuou como o Gestor do Parque de Eletroeletrônica de Pernambuco (PARQTEL). Foi pesquisador PCI no Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste na área de Gestão de Tecnologia explorando ferramentas estratégicas, táticas e operacionais de gestão de open innovation. Já foi secretário da RES - Revista Estudos de Sociologia do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPE e professor substituto da UFPE. Ganhou o prêmio de melhor artigo nacional na área de Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação no Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração (EnANPAD, 2006) e Melhor Trabalho na área de Ciência Tecnologia e Inovação no Congresso de Administração, Sociedade e Inovação (CASI, 2013). Faz parte do Grupo de Estudo e Pesquisa LÓCUS (Lócus de investigação em economia criativa) atuando principalmente nos seguintes temas: Estudos Culturais, Teoria do Discurso, Empreendedorismo, Inovação, Produção de Software Livre, Novos Modelos de Negócios.

Fernando Gomes de Paiva Júnior, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Professor Bolsita de Produtividade PQ 2. Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004), Mestre em Administração pela Universidad de Deusto, País Basco, Espanha (1990) e Graduado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (1985). Pós-doutORarado pelo Programa Nacional de Pós-doutorado (PNPD), Universidade Federal da Paraíba. Professor Associado II da Universidade Federal de Pernambuco. Coordenador do Grupo de Pesquisa Lócus de Investigação em Economia Criativa.Líder de tema da Divisão de Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação (GCT) da ANPAD - Associação Nacional de Pós-Graduação em Administração. Áreas de interesse:Economia Criativa, Empreendedorismo cultural, Inovação, Redes de Negócio e Estudos Culturais.

André Luiz Maranhão de Souza Leão, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

PhD degree in Management from Federal University of Pernambuco, where he is associate professor at the Management Department (DCA/UFPE) and faculty member of the Graduate Program of Management (Propad/UFPE), holding currently the position of coordinator. He is fellow research of the National Council for Scientific and Technological Development (CNPq), ad hoc consultant for CNPq and Capes - Higher Level Personnel Improvement Coordination, referee for several journals and scientific meetings, and coordinator of projects sponsored by research funding agencies. His publication is mainly on consumer culture and brands. Current research focuses on the entertainment industry, considering both media products and the activities and productions of fans, following the agenda of the Circle of Fan, Media and Entertainment Studies.

Marconi Freitas da Costa, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Doutor em Administração pela FEA/USP. Doutor em Administração pelo PROPAD/UFPE. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Hotelaria e Turismo - PPHTur/UFPE. Foi bolsista Fulbright para o estágio doutoral nos EUA (Julho-2014/Maio-2015), durante esse período foi Visiting Scholar na Questrom School of Business, Boston University e Audit Student na Sloan School of Management, Massachusetts Institute of Technology - MIT. Líder do Grupo de Pesquisa do Comportamento do Consumidor cadastrado no Diretório do CNPq. É Editor da CBR - Consumer Behavior Review. Tem experiência de coordenação de curso de graduação e pós-graduação (lato sensu). É revisor e possui artigos publicados (e aceitos para publicação) em periódicos (e congressos) internacionais e nacionais, tais como: RAC (A2), RAUSP (A2), Computers in Human Behavior (A2), RBGN (A2), REGE-USP (B1), REMARK (B1), READ (B1), entre outros. Possui projetos de pesquisa com fomento do CNPq, CAPES e FACEPE. Áreas de interesse: comportamento do consumidor, marketing, estratégias de marketing, atmosfera de varejo, consumo sustentável, pesquisa transformativa do consumidor, designs experimentais e análise multivariada de dados.

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