La construcción de la identidad profesional: una investigación con gerentes femeninos de las generaciones Baby Boomers, X e Y

Contenido principal del artículo

Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo
Vilma Santos Pereira Faria
Ana Lúcia Magri Lopes

Resumen

Este artículo se propuso analizar la construcción de la identidad profesional de las mujeres gerentes pertenecientes a las generaciones Baby Boomers, X e Y. Se aplicó la metodología con abordaje cualitativo-descriptivo. Se entrevistaron 32 gerentes femeninos de sectores diversificados de la economía, de la ciudad de Belo Horizonte, estado de MG. El grupo entrevistado estaba compuesto por 06 gerentes de la generación Baby Boomers, 11 de la generación X y 15 de la generación Y. Los datos se analizaron considerando las categorías propuestas por Hill (1993), a saber: “aprender qué significa ser gerente”; “desarrollar juicios interpersonales”; “adquirir autoconocimiento”; “luchar contra las tensiones y emociones” y, “gestionar las transformaciones”. El principal hallazgo fue la percepción de que aunque las generaciones en estudio poseían características diferentes, como: forma de pensar, actuar y ver el mundo, esas diferencias poco interfieren en el proceso de construcción de la identidad gerencial.

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Detalles del artículo

Cómo citar
Melo, M. C. de O. L., Faria, V. S. P., & Lopes, A. L. M. (2019). La construcción de la identidad profesional: una investigación con gerentes femeninos de las generaciones Baby Boomers, X e Y. Cadernos EBAPE.BR, 17(Especial), 832–843. Recuperado a partir de https://periodicos.fgv.br/cadernosebape/article/view/75314
Sección
Artículos
Biografía del autor/a

Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo, Centro Universitário Unihorizontes

Possui graduação em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (1972), mestrado em Doutora em Ciências das Organizações pela Université Paris IX - Dauphine - França, 1983. Mestre em Administração (Administração Geral e Relações Industriais) pela FACE / UFMG, 1978. Especialização - Diploma de Estudos Aprofundados - DEA, pela Université Paris IX - Dauphine - França, 1980. Bacharel em Curso de Comunicação Social - Jornalismo. Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG, 1972. Reitora do Centro Universitário Unihorizontes. Professora Titular aposentada da UFMG. Coordenadora do Núcleo de Relações de Trabalho e Tecnologia de Gestão ? NURTEG. Membro titular do Conselho Curador da Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular ? FUNADESP, nos biênios 2009-2011 e 2017-2019.Bolsista de Produtividade em Pesquisa - Nível 1b e 1D e Sênior - do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. Consultora ad hoc de várias revistas acadêmicas. Cosultora ad hoc da CAPES ? Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Representante Estadual da ANGRAD - Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração no Estado de Minas Gerais nos biênios de 2010-2014. Consultora ad hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento e Tecnológico - CNPq. Participa ativamente de Bancas Examinadoras de Defesa de Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado. Participa de Bancas para concurso de Professor. Foi representante da área de Administração junto ao CNPq no período de junho de 2002 a junho de 2005. Criou o Curso de Doutorado em Administração da UFMG em 1995. Foi Coordenadora do Centro de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração ? CEPEAD/UFMG no período de 1993 a 1996. Foi Chefe do Departamento de Ciências Administrativas da UFMG no período de 1983 a 1985. Autora de vários artigos, capítulos de livros e coautora de livro. Áreas de interesse: relações de poder, relações de gênero, processos de regulação de conflitos, gerentes, identidade, simbolismo, geração e inovação. Reitora do Centro Universitário Unihorizontes e professora de Pós Graduação stricto sensu.

Vilma Santos Pereira Faria, Centro Universitário Unihorizontes

Contadora, graduada pela Faculdade Novos Horizontes. Bolsista CAPES no mestrado Acadêmico em Administração, atuando no Centro Universitário Unihorizontes no NURTEG - Núcleo de Relações de Trabalho e Tecnologias de Gestão, na linha de pesquisa, Relações de Poder e Dinâmica das Organizações. Projeto de pesquisa: GERÊNCIA E GÊNERO: articulando questões relativas à cultura, relações temporais, subjetividade, identidade, empoderamento e gerações.

Ana Lúcia Magri Lopes, Centro Universitário Unihorizontes

Mestrado em Administração (Centro Universitário Unihorizontes, 2009), Bacharelado em Administração (Centro Universitário Unihorizontes, 2007). É Coordenadora de Avaliação Institucional e membro da CPA desde 2011. Professora do MBA em Gestão de Cooperativas de Crédito - CECREMGE, atuando na área de Liderança e Gestão de Equipes e Professora do curso de Graduação em Administração, atuando nas seguintes áreas: Gestão de Desempenho, Remuneração e Carreira; Gestão da Cultura e Mudança Organizacional; Gestão de Pessoas; Poder e Liderança nas Organizações, e Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Pesquisadora do NURTEG - Núcleo de Relações de Trabalho e Tecnologias de Gestão. Foi Presidente da Comissão de Vestibular do Centro Universitário Unihorizontes no primeiro semestre de 2011. Foi Subcoordenadora dos cursos de Administração e Graduação Tecnológica em Gestão Comercial do Centro Universitário Unihorizontes - MG no exercício 2010-2011.