Cursos de Administração: a dimensão pública como sujeito excluído

Conteúdo do artigo principal

Agatha Justen
Claudio Gurgel

Resumo

Este artigo analisa a presença dos conhecimentos abrangentes sobre administração pública na formação do administrador de empresas. Considera-se que a expansão do ensino da Administração, no Brasil, deu à formação universitária papel muito relevante no campo profissional e na formação da cidadania. Demonstra-se, também, como, ao longo dos anos, cresceu a importância da esfera pública no âmbito da economia e ampliaram-se as relações entre os setores. Desenvolveram-se associações entre a esfera privada e o Estado, via concessões, parcerias e arranjos públicos não estatais, além daquilo que historicamente já se consolidou, enquanto papel do Estado, como as políticas públicas e o fomento ao desenvolvimento. Nesse ambiente, conhecimentos e éthos públicos se colocam como uma necessidade na formação do administrador de empresas. A partir desse preâmbulo, metodologicamente, foram examinadas as grades curriculares de 16 cursos de graduação das mais importantes instituições de Ensino Superior localizadas em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, além da análise documental das diretrizes e resoluções do Ministério da Educação (MEC) e do Conselho Nacional de Educação para a área da Administração. Os resultados revelam a pouca atenção para com esses aspectos tão significativos, tanto por parte do MEC como por parte das instituições.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
Justen, A., & Gurgel, C. (2015). Cursos de Administração: a dimensão pública como sujeito excluído. Cadernos EBAPE.BR, 13(4), 852 a 871. Recuperado de https://periodicos.fgv.br/cadernosebape/article/view/12349
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Agatha Justen

Agatha Justen é mestre em Administração Pública e doutoranda em Administração pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE/FGV). É também mestre em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (PPED) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e é professora substituta de Ciência Política na UFRJ. Trabalha com pensamento social latino-americano, controle social de políticas públicas, Estado e democracia.

Claudio Gurgel, UFF

Claudio Gurgel é economista, especializado em administração de empresas, mestre em administração pública, mestre em ciência política e doutor em educação, na área de concentração educação e trabalho. É professor da graduação e da pós-graduação na Universidade Federal Fluminense, atuando especialmente na área de administração pública.