Participação cidadã na formulação da política pública do esporte catarinense

Conteúdo do artigo principal

Clerilei Aparecida Bier
João Paulo Bittencourt
Cauê Martins Franco
Clarissa Iser

Resumo

No presente estudo investiga-se a participação cidadã no processo de elaboração da política pública do esporte catarinense, o que o caracteriza quanto ao seu objetivo como uma pesquisa descritiva. O período analisado inicia-se em 1992 e se estende até o ano de 2006. O método utilizado foi o de estudo de caso, e a coleta de dados foi realizada por meio de diferentes técnicas pertinentes a este método, a saber: observação participante, entrevistas em profundidade e pesquisa documental. Os resultados demonstraram que, embora os principais atores sociais que participaram do processo de elaboração da política pública tenham sido principalmente aqueles que já estavam engajados anteriormente no processo da public policy making, a participação cidadã existiu sob a forma cooperativa e por meio de colegiados públicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
Bier, C. A., Bittencourt, J. P., Franco, C. M., & Iser, C. (2016). Participação cidadã na formulação da política pública do esporte catarinense. Cadernos EBAPE.BR, 14(3), 759 a 775. Recuperado de https://periodicos.fgv.br/cadernosebape/article/view/24011
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Clerilei Aparecida Bier, Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC

Clerilei Aparecida Bier - graduada em Direito pela Universidade Federal do Paraná(1983), Doutora em Direito pela Universidad Complutense de Madrid(1990) e Pós Doutora pela Faculty of Business - University of Technology, Sydney (2007). Atualmente é professor titular de Direito do Trabalho na Graduação e do Programa de Mestrado do CCA/ESAG da Universidade do Estado de Santa Catarina. Atua na área de Administração, Direito e Ciências Políticas. É líder do Grupo de pesquisa SAPIENTIA -Grupo de Estudos das Transformações Sociais e Organizacionais que estuda e pesquisa sob a ótica estratégico gerencial, as mudanças e transformações das Relações de Trabalho, Sindicalismo e Relações Coletivas de Trabalho, Relações Internacionais, Gestão Estratégica das Organizações do Terceiro Setor, Responsabilidade Social, Práticas Emancipatórias e Cidadania, Relações de Poder e Sociedade.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)