Possibilidades de incorporação da análise crítica do discurso de Norman Fairclough no estudo das organizações

Conteúdo do artigo principal

Everton Rodrigues da Silva
Carlos Alberto Gonçalves

Resumo

Partimos de uma lacuna epistemológica em trabalhos sobre a análise de discurso aplicada à gestão para apresentar possibilidades de incor­poração nos estudos organizacionais da análise crítica do discurso (ACD) de Norman Fairclough. A ACD compreende as organizações como formações ideológico-discursivas, trazendo à tona a relação entre ideologia, hegemonia e discurso. Suscitamos, em verdade, uma pondera­ção sobre o objeto e método de trabalho do pesquisador em administração. A proposta de Fairclough é claramente uma alternativa nessa direção, pois possibilita uma reflexão onto-epistemológica sobre as organizações combinada a um esforço metodológico, que termina por sugerir alternativas de pesquisa sobre a emergência, hegemonia, recontextualização e operacionalização discursiva no cotidiano organizacio­nal. Por fim, acreditamos que a ACD cumpre a função de não separar os discursos de um campo particular que se supõe autônomo – como uma corporação – de seu contexto social, o que possibilita uma interpretação crítica das organizações – descolada dos saberes reificados sobre a gestão – e uma reconexão da administração às problemáticas contemporâneas da sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
Silva, E. R. da, & Gonçalves, C. A. (2017). Possibilidades de incorporação da análise crítica do discurso de Norman Fairclough no estudo das organizações. Cadernos EBAPE.BR, 15(1), 1–20. Recuperado de https://periodicos.fgv.br/cadernosebape/article/view/32088
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Everton Rodrigues da Silva, CEPEAD/UFMG

Doutorando em Administração - CEPEAD/UFMG.

Carlos Alberto Gonçalves, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Fundação Mineira de Cultura (Universidade FUMEC)

Professor pesquisador do CEPEAD/UFMG e da Universidade FUMEC; coordenador do NUME - Núcleo de estudos em Mercadologia e Estratégia; e atual coordenador da Divisão de Estratégia da Anpad. Possui artigos publicados no Brasil e no exterior. Vários capítulos e livros publicados. Áreas de interesse: Teorias da Estratégia, redes de firmas.